Saúde

OMS alerta para a emergência de novas epidemias

Covid-19, gripe aviária, mpox, Ebola, chikungunya e Marburg são algumas das doenças enfrentadas pelo mundo todo desde a virada do século. A Organização Mundial da saúde acredito que outras ainda virão.

27 Mai 2023 - 13h00 | Atualizado em 27 Mai 2023 - 13h00
OMS alerta para a emergência de novas epidemias Lorena Bueri

Ainda não se sabe ao certo sobre as causas do aumento de doenças. Porém, pesquisadores levantam a hipótese de que a forma como os humanos lidam com o meio ambiente pode ter relação. Os efeitos causados pelas mudanças climáticas, segundo especialistas é fator crucial para aumentar os riscos de contato entre humanos e agentes causadores de doenças.

No caso mais recente da Covid-19, por exemplo, estudos tentam identificar a origem da infecção pelo SARS-CoV-2. E apontam para o consumo de animais vendidos em um mercado de Wuhan, na China, sendo vista como a causa inicial da pandemia. Outra hipótese levantada, relaciona um “salto” do vírus que estaria presente em morcegos e teria ganho a capacidade de infectar pessoas.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. As pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS na 76º Assembleia Mundial da Saúde.


Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde. (Foto:Reprodução/ OMS/ Jovem Pan)


Alguns fatores como avanço de moradias sobre áreas e reservas naturais que abrigam espécies silvestres, serviços de higienes precários, alimentação á base de animais silvestres, falta de higiene para o preparo de alimentos, escassez de saneamento básico e os efeitos das mudanças climáticas contribuem para o aumento dos riscos da exposição humana a agentes causadores de doenças.

O sanitarista Gonzalo Vecina, professor da faculdade de saúde pública da Universidade de São Paulo (USP) destaca a importância da vigilância epidemiológica.  Vigiar o meio ambiente, identificar se existem mortes no mundo animal fora do padrão, e tentar encontrar as causas dessas mortes. A OMS afirma que a mudança climática traz impactos negativos para a saúde pública, e que as precauções devem ser tomadas pelo poder público.

Foto Destaque: OMS alerta para o surgimento de novas doenças. Reprodução/ Sebastião Moreira/ Veja.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo