Saúde

OMS afirma que situação da varíola dos macacos no Brasil é preocupante

OMS afirma que situação da varíola dos macacos no Brasil é preocupante. A informação foi passada nesta terça-feira (26). A entidade já declarou emergência de saúde pública

27 Jul 2022 - 09h40 | Atualizado em 27 Jul 2022 - 09h40
OMS afirma que situação da varíola dos macacos no Brasil é preocupante Lorena Bueri

Nesta terça-feira (26), a líder técnica sobre varíola dos macacos do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rosamund Lewis, em entrevista coletiva virtual, disse que a situação da doença em território brasileiro é “preocupante”.

Um dos pontos abordados por Rosamund foi que, devido a extensão do país, pode haver subnotificação de casos, já que uma vez os testes diagnósticos podem não chegar a todas as regiões. “Certamente, [a varíola dos macacos] é muito preocupante para países como o Brasil, de população grande, geograficamente extenso, e agora também com um número significativo de casos”, afirmou. 


Sintoma da varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/Diário de Pernambuco)


Segundo informações da CNN Brasil, até o momento, os dados passados pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil tem 813 casos da varíola dos macacos em ao menos 13 estados e o Distrito Federal.

A OMS, no sábado (23), declarou que o surto atual constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Em meio à coletiva virtual, a líder técnica da OMS disse que o acesso aos testes é o que é criticamente importante. Rosamund aponta para o acesso aos testes que, talvez, não estejam disponíveis em todos os locais e “como dito anteriormente, pode haver uma subnotificação no número de casos”

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na segunda-feira (25), em um workshop sobre Vigilância, Alerta e Resposta a Emergências em Saúde Pública (VIGIAR), que ocorreu em Brasília, disse que o Brasil conseguiu lidar bem com a situação desde o primeiro caso suspeito da doença.

Além disso, Queiroga falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando que a estrutura deste está preparada para identificar os casos suspeitos da varíola. “Temos quatro laboratórios hoje com a capacidade de realizar o diagnóstico: o Instituto Adolfo Lutz, a Funed [Fundação Ezequiel Dias], em Minas Gerais, a Fundação Oswaldo Cruz e o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, afirmou.


Vacina da varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/Portal Gerais)


No caso de Rosamund, a líder aponta que a situação no Brasil é preocupante e o quão importante é as autoridades tomarem conhecimento “da emergência da saúde pública de interesse internacional e das recomendações temporárias, e tomem as medidas adequadas”

O Ministério da Saúde, em nota, diz: “Segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”

Quanto aos casos confirmados no Brasil, os mesmos estão sendo monitorados por autoridades de saúde. De acordo com informações da “Carta Capital”, até o momento, 13 estados e o DF identificaram as contaminações pelo vírus da Monkeypox. São eles: São Paulo (595), Rio de Janeiro (109), Minas Gerais (42), Paraná (19), Goiás (16), Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Santa Catarina (3), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (13).

Foto Destaque: O vírus é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões ou fluidos corporais. Reprodução/Ponta Negra News.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo