Beleza

O uso de Roacutan para pele acneica deve ser evitado

O medicamento Roacutan serve para tratamentos de pele com acne, no entanto, deve ser evitado, usado apenas em caso extremo e se o seu dermatologista indicar, pois pode trazer consequências sérias.

09 Mar 2023 - 20h00 | Atualizado em 09 Mar 2023 - 20h00
O uso de Roacutan para pele acneica deve ser evitado Lorena Bueri

A isotretinoína, também conhecida como ácido 13-cis-retinoico e vendida sob a marca Roacutan, entre outras, é um medicamento usado para o tratamento de acne grave. Também é usado para prevenir alguns tipos de câncer de pele. A isotretinoína é um retinoide, derivado sintético da vitamina A que trabalha na atividade das glândulas sebáceas, diminuindo a inflamação local, das bactérias que se alimentam dele e a produção de sebo.

O Roacutan pode apresentar efeitos colaterais muito delicados e sérios como qualquer outro medicamento, entre os seus efeitos estão: ressecamento intenso da pele, das gengivas, do nariz, queda de cabelos, ressecamento labial, ressecamento das mucosas, aumento de colesterol, anemia, alteração das enzimas do fígado, mudanças de humor, irritação ocular, coceira na pele, dores musculares, cisto nos ovários e também existe um problema mais grave que é silencioso, podendo ser fatal no futuro.

Assim como outras drogas, o Roacutan pode causar alterações em enzimas do fígado, entre elas as mais importantes são a aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina e a alanina aminotransferase. O Roacutan tem muitos outros efeitos colaterais, sendo mais um deles a alteração no peso, o que não é comum, mas pode acontecer, o que pode ser um sinal de incômodo gástrico.


Homens também possuem problemas de acne (Foto: Reprodução/ cottonbro studio/ Pexels)


Outro efeito e possui uma porcentagem altíssima nos pacientes que usam o medicamento é que pode se desenvolver depressão e distúrbios de ansiedade. São descritas alterações no funcionamento do hipocampo, corpo estriado, orbitofrontal e córtex frontal. O uso de isotretinoína, embora esses efeitos possam ser causados de forma indireta, por meio da alteração de sistemas dopaminérgicos e serotoninérgicos, podem ser fatais.

A pesquisa, da Universidade de Bath, na Grã-Bretanha, foi feita após indícios de que o Roacutan vinha provocando casos de depressão e suicídio em consumidores desde seu lançamento, no ano de 1982. O trabalho, publicado na revista científica Neuropsychopharmacology, é o primeiro a indicar evidências científicas nesse sentido, após isso foram feitas inúmeras pesquisas.

Os pacientes que usam essa medicação podem voltar a ter acne no futuro, não existe a certeza de uma pele limpa para sempre segundo dermatologistas e 10% dos pacientes que fazem uso podem voltar a ter acne como antes. Outro problema, é o uso de bebidas alcoólicas, que devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.

A idade mínima é 12 anos, estipulado na bula e por profissionais, existem casos que crianças mais novas façam o uso da medicação, entretanto, lembre-se que A indicação de Roacutan é muito individual e deve ser sempre avaliada pelo dermatologista, o acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar mais problemas além dos citados acima, o uso do medicamento deve ser apenas em extrema necessidade, pois pode ser fatal.

 

 

Foto destaque: Garota com problemas de acne. Reprodução/ Anna Tarazevich/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo