Moda

O trabalho artesanal está em alta nas novas coleções nacionais de moda

A moda sempre foi ponto de partida para você se expressar, e por ela você é capaz de mostrar o que está sentindo. Logo, valorizar raízes culturais através dela se torna primordial

22 Fev 2022 - 16h15 | Atualizado em 22 Fev 2022 - 16h15
O trabalho artesanal está em alta nas novas coleções nacionais de moda Lorena Bueri

Peças artesanais são únicas, e estão cada vez mais em destaque no mercado. Todos os detalhes da produção são checados metodicamente por serem feitos a mão. O fato de não serem industrializados, reforça a originalidade da peça, e ajuda ao meio ambiente. Vivemos em um momento onde a indústria 'fast fashion' ainda é predominante, ou seja produzem roupas sempre em grande escala para o uso rápido e descarte precoce. Isso gera muito lixo, que demora para se decompor, já está comprovado que indústria têxtil é uma das principais causadoras dos Gases Estufa liberados, são cerca de 8% a 10%. Por isso, a importância de aderir e dar destaque a novas técnicas, como as artesanais. Confira algumas das propostas usando a moda artesanal como seu principal aliado.


(Foto/Reprodução: Pablo Saborido)


(Foto/Reprodução: Pablo Saborido)


De acordo com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), "produtos artesanais são os produzidos por artesãos, totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais, ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado".

Tricô é um dos maiores trabalhos artesanais, e a prova disso é a Jade Picon atual participante do Big Brother Brasil optar por usar muitas peças assim em seus looks. A digital Influencer vestiu recentemente um conjuntinho de biquíni roxo com florzinhas que foi viral, e no outro dia a peça já estava em todos os lugares do Brasil.

Confira algumas marcas artesanais:

Gioconda Collective - Produzem lingeries com a utilização de fibras naturais na confecção.

Flor de laranjeiras - Marca criada pela Camila Crus tem como base a natureza, os produtos começaram apenas para amigos e agora seu trabalho se expandiu para todos.

 Martha Medeiros - Estilista renomada que usa do seu talento em prol da natureza. Ela prioriza criações feitas a mão, e junta artesanato com tecidos luxosos.

Tricô Teen - Marca presente no mercado desde os anos 2000, hoje tem um espaço gigante no mercado, e a loja que produz a maior parte dos looks feitos a mão pelas influencers brasileiras.

 

A moda sempre foi ponto de partida para você se expressar, e por ela você é capaz de mostrar o que está sentindo. Logo, valorizar raízes culturais através dela se torna primordial. E é exatamente o que a moda artesanal se define, como uma produção segura, cuidadosa e com muita história por trás das técnicas.

 

Foto Destaque: Look artesanal. Reprodução/ Pablo Saborido 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo