Moda

O sistema de tamanho de roupas não funciona para todos os corpos

Já comprou uma roupa muito maior ou menor que seu tamanho de costume? Isso acontece com frequência, o problema é que os tamanhos padrões são falhos, confira:

15 Dez 2022 - 09h55 | Atualizado em 15 Dez 2022 - 09h55
O sistema de tamanho de roupas não funciona para todos os corpos Lorena Bueri

O conceito de padronização não é funcional, isso porque é evidente que cada mulher é única com medidas totalmente diferentes. Ainda há mais um problema, essa padronização é completamente falha, isso porque cada marca produz peças em tamanhos diferentes. 

Quem nunca comprou uma peça de um tamanho totalmente diferente do habitual e ficou se perguntando se engordou ou se emagreceu? Pois bem, às vezes nem houve nenhuma mudança. E isso pode trazer problemas sérios de dismorfia corporal ou até mesmo transtornos alimentares. 

 


@cindereladementira Vocês notaram que as lojas diminuíram o tamanho mesmo? Me contem! #tamanhoderoupa #roupas #plussize #fashiontiktok som original - Ana Luiza Palhares

A mudança dos tamanhos das roupas em lojas de departamento. (Reprodução/Ana Luiza Palhares/Tik Tok)


 

Uma simples etiqueta pode causar diversos problemas de autoestima, por isso esse sistema não faz bem à saúde mental. Algumas pessoas conseguem perceber que cada marca faz uma numeração em um tamanho e lida bem com isso. Mas outras pessoas tentam a todo custo caber em uma peça menor, o que pode trazer sérios problemas.

O método prêt-à-porter (em português, pronto a vestir) foi criado depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Ele favoreceu a agilidade da produção de roupas, isso porque as peças eram produzidas em série na indústria, era possível cortar muitos moldes ao mesmo tempo, e só uma padronização de tamanho que conseguiria proporcionar isso. 

 


Corpo mid size. (Reprodução/Julia Marie/Pinterest)


 

A questão é que esse sistema não funciona para grande parte da população, muitas vezes a calça fica muito larga na cintura, ou então a barra fica curta, o cropped para uns apertam demais no busto, para outros tem bojo grande demais, e etc. As pessoas mid size costumam não achar roupa facilmente, isso porque o tamanho “comum” não serve, e o plus size fica largo demais.

Algumas marcas já estão tendo tamanhos bem diversificados, mas a maioria das lojas de departamentos ainda não tem, o que causa uma grande frustração nas pessoas. Mas para que esse sistema seja mudado ainda é preciso mudar muito a forma que consumimos a moda, até hoje os desfiles, manequins de loja, propagandas tem poucos corpos diferentes, claro que já tem uma leve mudança comparando com anos atrás, mas ainda sim é pouco.

 

Foto destaque: Mulher olhando peças de roupas em lojas. (Reprodução/Ron Lach/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo