Beleza

O que é o microagulhamento

O procedimento é muito utilizado por dermatologistas e pode assustar a princípio, mas é muito benéfico. Entenda abaixo como ele funciona para deixar a sua pele mais bonita.

17 Nov 2022 - 12h00 | Atualizado em 17 Nov 2022 - 12h00
O que é o microagulhamento Lorena Bueri

O microagulhamento (ou MMP) é um tratamento muito comum na dermatologia. Pode parecer estranho que, para melhorar, tenhamos que machucar primeiro. Contudo, essa técnica ajuda a melhorar parâmetros como textura, manchas, rugas e flacidez.

As agulhas são utilizadas para estimular e provocar respostas na pele. Algumas vezes são utilizados medicamentos ou cosmecêuticos para intensificar a ação, mas isso não é regra.

 

Como funciona

A pela é o maior órgão do corpo humano e possui uma função indispensável de barreira cutânea que protege de forma proativa. Ela que evita a entrada de poluentes, microorganismos e sinaliza fatores pró-inflamatórios agressivos como radiação ultravioleta e queimaduras. Ao ser levemente ferida, o sistema imunológico é contratado para reconstruir e defender a área.

Ou seja, quando as agulhas são utilizadas, são liberados fatores de crescimento naturais que podem inflamar a pele, liberando funções como melhor vascularização e estímulo do colágeno. Além disso, são produzidas citocinas que procuram reequilibrar, desinflamar e renovar a pele.

 

Finalidade do microagulhamento


microagulhamento Dra. Gláucia Labinas

Microagulhamento não é apenas para o rosto (Foto: Reprodução / Dra. Gláucia Labinas)


Além da feridinha na pele, podemos usar medicamentos ou cosmecêuticos que penetram mais facilmente e atuam em receptores específicos para melhorar diferentes tipos de alterações. Utilizamos o microagulhamento para tratar diversos tipos de alterações. As microagulhas são usadas para tratar várias doenças, incluindo o envelhecimento precoce. Cicatrizes de acne, queda de cabelo, melasma, rugas, flacidez e cicatrizes hipertróficas são alguns exemplos do que pode ser tratado com esta técnica.

 

Realizando o procedimento

Este procedimento utiliza anestesia local e realiza-se sessões mensais de um a seis meses, dependendo do tipo de tratamento. Um especialista determinará o tipo de agulha e a profundidade de aplicação. 

 O cuidado asséptico é um procedimento médico importante, pois pode ocorrer algum sangramento. Há leve dor, vermelhidão e leve inchaço. Esses efeitos duram de 2

 a 36 horas. Durante este período, a pele pode ficar hidratada e o protetor solar é imprescindível. Os resultados são imediatos e independentes do problema tratado.

 

Foto destaque: Microagulhamento / Reprodução / Revitare

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo