Saúde

O que é inteligência emocional e qual a sua importância no dia a dia

A inteligência emocional é um recurso para o controle de sentimentos e emoções em meio a uma grande demanda externa, sendo não só uma busca de autoconhecimento, mas também de equilíbrio

06 Mai 2022 - 10h32 | Atualizado em 06 Mai 2022 - 10h32
O que é inteligência emocional e qual a sua importância no dia a dia Lorena Bueri

A inteligência emocional se tornou um assunto recorrente na área de trabalho, devido a sua capacidade de afetar positivamente o desempenho de um profissional. Recentemente, outra questão deu holofotes para a temática. O ex-boxeador Mike Tyson foi flagrado agredindo um passageiro no avião - as imagens circularam nas redes, e muitos problemas foram levantados. 

A inteligência emocional é uma habilidade humana de controlar os sentimentos e emoções, visando um objetivo de moderar as respostas instintivas em meio aos diferentes estímulos externos. 

“O que é uma pessoa que tem uma inteligência emocional bem desenvolvida? Capacidade de lidar com as emoções e requer o equilíbrio principalmente entre a manifestação cognitiva que nós temos no sistema límbico, que é a parte mais interna do cérebro que tem correlação com as emoções, e as habilidades que existem em cada um dos hemisférios”, disse Fernando Gomes, neurocirurgião. 


Passageiro arranja discussão com Mike Tyson e acaba levando soco (Foto: Reprodução/Aeroin)


Para conseguir desenvolver essa habilidade, é preciso encontrar um equilíbrio entre os dois hemisférios do cérebro (esquerdo; direito). Gomes ressalta que pessoas com essa capacidade conseguem amortecer estímulos que muitas vezes acabam sendo julgadas erroneamente pelo ponto de vista social. 

O dia a dia é recheado de situações que provocam o estresse e desafiam a capacidade do indivíduo em gerenciar suas próprias emoções. Gomes explica que, em algumas situações particulares, qualquer pessoa é capaz de atingir um quadro de descompensação - e, devido a essa reação, a possível perda de controle. 

“A gente precisa criar rotina e ter alguns mecanismos que fazem com que a gente consiga reequilibrar as emoções. Respeitar momentos de descanso, o sono é algo que, se acaba sendo comprometido, pode levar o indivíduo a ter uma inabilidade emocional. Práticas como atividade esportiva e até mesmo meditação são situações que fazem com que a gente consiga gerenciar e entender as nossas emoções”, disse Fernando Gomes. 

 

Foto Destaque: A inteligência emocional busca o equílibrio entre emoções e sentimentos. Reprodução/aberj.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo