Bem Estar

O que a felicidade tem a ver com sua saúde

Você é uma pessoa feliz? Se sim, saiba que isso pode auxiliar toda sua saúde mental e física, reduzindo chances de doenças cardiovasculares e aumentando sua longevidade.

07 Dez 2020 - 13h40 | Atualizado em 07 Dez 2020 - 13h40
O que a felicidade tem a ver com sua saúde Lorena Bueri

Desde os primórdios da raça humana questões como: “Qual é o segredo para a felicidade? ”, perpetuam no nosso meio. Diversos filósofos, pesquisadores, escritores, músicos e artistas, incansavelmente tentam buscar ou moldar um rumo para tal questionamento. A felicidade, no entanto, não é algo palpável, como se fosse algo comprado ou estudado, porém, quando em estado ativo, a felicidade pode contribuir para uma melhor saúde física e mental. Como?

Um estudo publicado por Laura Kubzansky, professora e pesquisadora da Escola Pública de Saúde de Harvard, apontou que existe alguns benefícios da “positividade mental que vai além do fato de você não estar depressivo”. O estudo contou com mais de 6.000 pessoas, das quais foram descobertas que emoções como entusiasmo, perseverança, compromisso na vida e habilidade de encarar diversidades, reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Muitos atribuem o dinheiro como sucesso para a felicidade. Será? Apesar do mesmo contribuir para uma condição mais favorável e/ou uma vida financeiramente controlada, muitos pesquisadores entendem que o tempo que se gasta em busca de riquezas, acaba tomando o espaço de vivencias entre famílias, amigos e cônjuges.

Leia mais: Como o otimismo afeta sua saúde mental 


felicidade, alegria, saúde, bem-estar Pessoas felizes tendem a viver mais, além de previnir certas doenças. (Foto: Reprodução/Pixabay)


No livro “O sucesso é ser feliz”, o escritor e coach, Roberto Shinyashiki, conta que “o ser humano tem vocação natural para a felicidade, mas vive correndo atrás de miragens, ilusões, que não preenchem sua existência”.

A serotonina, endorfina, dopamina e a oxitocina, hormônios ligados diretamente com a sensação de bem-estar e prazer, estão coligados com o modo de cada um levar a vida. Esses hormônios, também chamados de “hormônios da felicidade”, produzem sensações no corpo humano capaz de elevarmos a nossa autoestima, nosso equilíbrio emocional e ainda evitar pela metade a chance de doenças cardíacas.

Em outra passagem de seu livro, Shinyashiki completa que “você não é o seu dinheiro. Sua vida tem mais valor que qualquer de suas conquistas”. Sendo assim, procure ao máximo gastar seu tempo com conquistas que vão realmente agregar na sua felicidade pessoal e coletiva, o que, consequentemente vai ajudar na sua saúde mental e física.

 

Foto destaque: Emoticons ligados ao humor. Foto: Repdoução/Pixabay) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo