Bem Estar

Como o otimismo está ligado à saúde

Você é otimista? Pessoas que mesmo passando por situações desafiadoras e que conseguem ver um desfecho positivo para a situação tendem a viver melhor e aumentar sua longevidade.

07 Dez 2020 - 13h15 | Atualizado em 07 Dez 2020 - 13h15
Como o otimismo está ligado à saúde  Lorena Bueri

Você se considera uma pessoa otimista? Acha que as coisas vão sempre dar certo independente das circunstâncias? Se sim, você tem chances de ter um quadro de saúde mental e físico melhores que uma pessoa pessimista. Atitudes positivas podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Mas, afinal, que tipo de otimismo é esse?

Otimismo nada mais é que encarar os fatores que moldam sua vida, em determinado momento, pelo seu lado positivo, consequentemente, à espera de um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. O otimismo nem sempre está relacionado apenas ao presente, mas também ao futuro. Basicamente é toda a crença pautada que, mesmo em problemas – extremos ou não – o resultado será positivo. Como isso impacta na nossa saúde?

Cientista do Departamento de Ciências Sociais e Comportamentais da Universidade de Harvard, Eric Kim, defende que: “Em vários estudos que o otimismo está associado a um perfil lipídico mais saudável, níveis mais baixos de marcadores inflamatórios, níveis mais altos de antioxidantes séricos e melhor capacidade de resposta imune”.

Leia mais: Alimentação pode aumentar sua disposição


Livro, otimismo, Daniel KahnemanLivro de Daniel Kahneman mostra como alguns viéses da nossa mente afetam nossa vida. (Foto: Reprodução/Medium)


O otimismo pode estar diretamente relacionado com a maneira de se alimentar. Pessoas otimistas tendem a se alimentar de maneira mais saudável, o que molda suas necessidades mentais e físicas para um comportamento melhor, evitando fadiga e gerando disposição para o corpo. Além desses fatores, o otimismo está ligado à maneira como nos relacionamos com o outro. É possível que em relacionamentos sociais, ele ajude a lidar contra o estresse. Pessoas assim se sentem mais confiáveis em uma relação.

O livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, escrito por Daniel Kahneman, teórico da economia comportamental, explica que: "pessoas otimistas são normalmente pessoas alegres e felizes, e, portanto, populares; são pessoas resilientes e adaptáveis aos fracassos e dificuldades”. O teórico ainda aborda que pessoas assim tem chances reduzidas de depressão clínica, além do: “seu sistema imune ser mais forte”.

Portanto, nada como treinar nossa percepção ou nossos filtros relativos aos problemas que passamos e como encaramos as coisas. Pessoas otimistas têm a probabilidade de viver mais. Queira ser como elas! 

 

(Foto destaque: Pessoas otimistas tem probabilidade de viver durante mais tempo. Foto: Reprodução/Pixabay)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo