Tech

O perfil dos gamers no mercado digital brasileiro

Os games são um mercado em crescimento, o que desperta o interesse das empresas, como uma potencial categoria de investimento. Pesquisa publicada pela Comscore apresenta o perfil dos gamers brasileiros.

19 Ago 2022 - 11h00 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 11h00
O perfil dos gamers no mercado digital brasileiro Lorena Bueri

Um estudo da Comscore, intitulado “Jogos no mercado digital brasileiro”, afirma que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com maior tempo de permanência em jogos. Na América Latina, é o país com maior gasto médio nessa categoria, em torno de 8 horas por usuário por mês.

Globalmente, os EUA têm o maior tempo de jogo, seguidos pela Indonésia e Índia. No panorama mundial, os jogos são acessados principalmente pelos dispositivos móveis, com 227 milhões de jogadores nos smartphones e tablets, em comparação com 16 milhões de jogadores de desktop. Isso abre um alerta para as empresas que querem investir nesse interessante mercado.

Os jogos digitais, comumente chamado de games, é uma categoria emergente que desempenha um papel importante nas estratégias digitais das grandes marcas brasileiras. Algumas marcas de varejo estão interessadas no mercado de games, principalmente varejistas como Mercado Livre, Shopee e B2W Digital.

Em um cenário de 116 milhões de jogadores, os receptores (não influenciadores e jogadores que não vendem) são a categoria de função mais comum entre os gamers, com 73% do universo de pesquisa. Influenciadores e vendedores obtêm 22,2% e 21,3%, respectivamente.

 

O papel dos influenciadores

Além dos consumidores, se destacam cada vez mais os influenciadores. Cerca de 26 milhões de pessoas no Brasil são consideradas influenciadoras de jogos, com homens entre 15 e 34 anos e mulheres acima de 45. A classe social desses influenciadores é principalmente C, 46%, e B, 35,7%.

Entre os influenciadores de jogos brasileiros, Victor “Loud Coring” Augusto lidera com 30% das interações nas redes sociais, seguido por Fluxo (15%) e Alexandre “Gaules” Borba (11%).


homem jovem

Em julho, o canal de Victor registrou 24 streams, sendo que 11 deles atingiram o pico de 100 mil espectadores. (Foto: Reprodução/Loud Charts)


Principais empresas

A Comscore investigou as principais empresas do mercado na categoria de games. O cálculo avaliou o tempo gasto pelos usuários. Em primeiro lugar aparece Activision Blizzard (6 bilhões de minutos), seguida da TWITCH.TV (5 bilhões de minutos) e ROBLOX.COM (3 bilhões de minutos). As três empresas lideram a lista dos jogadores com maior tempo de permanência em games no Brasil.

A Activision Blizzard é a primeira no ranking TOP 10 por aplicativo da categoria de jogos com mais visitantes em dispositivos móveis no Brasil.

 

Jogos e redes sociais no Brasil

Garena Free Fire (40%), League of Legends (21%) e Playstation (15%) se destacam ao medir as interações dos jogadores brasileiros nas redes sociais, como, por exemplo, curtidas, compartilhamentos e reações. Entre os compartilhamentos do TWITCH nas redes sociais, o maior público (59%) e o maior percentual de conteúdo (51%) vêm do Instagram. O Twitter já lidera em taxas de compartilhamento e curtidas, com 80% e 79%, respectivamente.

 

Foto destaque: Os dispositivos móveis ocupam a maior parte do mercado de jogos. Foto: Reprodução/Beata Dudová/Freepik.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo