Tech

O novo mercado: A tecnologia como revolucionária no setor profissional

A introdução de novos conceitos, como metaverso e a ascensão do setor de games, são importantes para compreender o potencial da tecnologia na introdução de profissões do futuro

01 Jun 2022 - 10h23 | Atualizado em 01 Jun 2022 - 10h23
O novo mercado: A tecnologia como revolucionária no setor profissional  Lorena Bueri

Foi realizada uma pesquisa pela edtech Descomplica, intitulada de "Descomplicando o futuro das profissões", onde o objeto era compreender e mapear a construção de novos sistemas, funções, profissões e habilidades derivadas da tecnologia, Metaverso, NFTs, games e outros conceitos, além de estabelecer a interação dessas partes com as profissões do futuro. 

O estudo utilizou dois métodos para a coleta de dados. O primeiro método utilizou um mapa de dados secundários e relatórios especializados com mais de 100 materiais para consulta — transpassando pelos dados do IBGE até os principais relatórios sobre tendência no trabalho. O segundo método recorreu a um painel de tendências, ao qual, foram entrevistados 19 profissionais brasileiros — com destaque no Brasil ou no exterior —, nas áreas de Recursos Humanos, Tecnologia, Finanças, Saúde, Cultura, Startups, Entretenimento, Educação, Comunicação, Games, Logística, Marketing e Marketing Digital. 

“A tecnologia não vai apenas abrir diversas frentes profissionais específicas e relacionadas ao território digital, como profissões ligadas ao metaverso, como vai revolucionar estruturalmente setores tradicionais, como a medicina, o direito ou mesmo o setor financeiro”, disse Roberta Campos, diretora de Insights na Descomplica. 


Metaverso é a próxima etapa do futuro (Foto: Reprodução/Exame)


Segundo Roberta Campos, a tecnologia está em toda parte, e ela faz um alerta às pessoas resistentes às mudanças provocadas pela inovação, alegando que não há como escapar da tecnologia — mesmo que o indivíduo acredite estar em uma área não tão ligada à tecnologia. Ela pontua que a tecnologia irá abrir portas para um novo cenário nas áreas de trabalho, "revolucionando estruturas" centralizadas, como na medicina; mas, também, descentralizadas, como o setor financeiro. A comercialização de criptomoedas é uma dessas mudanças mais evidentes no sistema, mesmo que ainda mantenha expectativas de uma jornada de mutação. 

Durante sua entrevista para a Forbes, Roberta relata que a flexibilidade traz uma visão futurista da relação do indivíduo com o mercado de trabalho, onde o profissional passará por uma perspectiva de diversas profissões em uma única vida. Isso ocorrerá devido ao nascimento de novas profissões voltadas para o cenário do mercado do futuro, e a extinção de profissões obsoletas. 

 

Foto Destaque: Crescimento do setor de games gerou novas profissões na área. Reprodução/Forbes.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo