Moda

O novo Pink PP conquistou todos na PFW, relembre outras marcas e suas cores icônicas

As cores são essenciais na construção da identidade de uma marca, mas são poucas as que conseguem o feito de conseguir a identificação com apenas uma tonalidade. Relembre agora algumas das cores maio icônicas do universo fashionista.

12 Mai 2022 - 21h10 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 21h10
O novo Pink PP conquistou todos na PFW, relembre outras marcas e suas cores icônicas  Lorena Bueri

Há anos as marcas têm utilizado cores para firmar suas identidades, desde clássicos como o Azul Tiffany aos mais recentes como o verde Bettega.  Algumas dessas manobras são tão bem sucedidas que as cores se tornam mais fáceis de reconhecer que a própria logo da marca. A marca mais recente a aderir esse método foi a Valentino, que fez com que o Pink PP não saísse das conversas dos círculos da moda, graças ao seu desfile de Outono/Inverno 2022, realizado na última Semana da Moda de Paris.

Em uma apresentação monotemática, a marca italiana passeou com as cores pelas peças na passarela, as paredes e chegando até às maquiagens utilizadas pelos modelos. O Valentino Punk PP foi desenvolvido pela equipe comandada pelo designer Pier Paolo Piccioli, em parceria com o Instituto Pantone. A cor foi especialmente escolhida para representar o novo estilo da Maison: uma vibe otimista e moderna. O pink que comandou a nova coleção dividiu espaço apenas com outra cor, o preto.


Embalagem Schiaparelli (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Mas não é a primeira vez que o rosa é introduzido dessa maneira nas passarelas. Durante a década de 30, Elsa Schiaparelli trouxe o rosa choque. A versão escolhida lembrava o fuchsia, e foi visto pela primeira vez na embalagem do perfume Shocking. A cor é utilizada até hoje e segundo a designer a tonalidade não podia ser outra já que esse rosa era “chocante e puro”.  

Ter uma cor para chamar de sua é o maior desejo das grandes marcas, a busca por elementos novos que se tornem reconhecíveis imediatamente, assumindo a identidade da marca. A escolha de um único tom funciona quando a escolha transcende os produtos e chega a toda comunicação visual, desde sacolas, interiores das lojas e design gráfico. 


 Batom Hermès (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Outro exemplo bem sucedido da escolha das cores é o laranja Hermès, que se tornou parte indissolúvel da marca. A escolha da cor aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial,  onde matérias primas como o papel bege - utilizado para confeccionar as embalagens da marca -  tornou-se escasso, a opção encontrada pela marca foi substituir por outra cor que se tornasse característica, a tonalidade escolhida foi o laranja que atualmente recebe o nome da marca e virou sinônimo de tradição, excelência e luxo.


Collab Tiffany x NBA (Foto: Reprodução/ Instagram)


Não tem como falar das cores e não citar o Azul Tiffany. A variação da cor turquesa que se tornou popular foi escolhida pelo fundador da joalheria, Charles Lewis Tiffany, pois ele acreditava que ao vê-la, sem nada escrito ou em contextos nada ligados à marca, as pessoas iriam associá-las diretamente a Tiffany.

A grande pergunta hoje é se o Pink PP vai entrar para o grupo das cores icônicas.

 

Foto Destaque: Desfile Outono Inverno Valentino 2022. Reprodução/ Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo