Esportes

O momento do esporte feminino no Brasil no Dia Internacional da Mulher

O Brasil fez história no esporte feminino em 2022 nos esportes olímpicos com 5 ouros em campeonatos mundiais. Nos esportes paralímpicos, o Brasil também teve um ano excelente, conquistando um total de 8 ouros.

08 Mar 2023 - 13h00 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 13h00
O momento do esporte feminino no Brasil no Dia Internacional da Mulher Lorena Bueri

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, é um momento de celebrar e relembrar as grandes conquistas e marcas das nossas atletas brasileiras, que fizeram história em 2022, como uma das melhores performances nos esportes olímpicos da história do país. 

No último ano, o Brasil conquistou no total cinco medalhas de ouro em campeonatos mundiais com as mulheres, nos mais variados esportes, sendo um recorde na história do país. 

Lista das medalhistas de ouro em 2022 

Ginástica 

Rebeca Andrade: Vencedora da medalha de ouro no Mundial em Liverpool na Ginástica Artística. Rebeca venceu o individual geral, e se tornou a ginasta mais completa do mundo no ano. Nessa mesma competição, ainda faturou um bronze no solo. Nas Olímpiadas que ocorreram em 2021, no Japão, Rebeca havia vencido a prata no individual geral. Além disso foi escolhida como a atleta feminina do ano pelo COB. 

Skate Street 

Rayssa Leal: A Fadinha é hoje a melhor skatista de ruas do mundo. Em um ano brilhante, a atleta de 15 anos, conquistou em 2022, o título na Liga Mundial de Skate Street no Rio de Janeiro e no Mundial disputado em Sharjah. Além disso, Rayssa Leal venceu o título no X Games. Atualmente Rayssa Leal é a número um do mundo, no ranking que leva até Paris em 2024. O Mundial de Sharjah foi disputado em 2023, mas é válido para a temporada 2022. 


Rayssa Leal no topo mais alto do pódio do mundial (Reprodução/Instagram Rayssa Leal)


Pamela Rosa e Gabi Mazetto: As duas também foram finalistas do mundial de Sharjah, terminando em oitavo e sexto lugar respectivamente. No ranking de Paris, Pamela ocupa o sétimo lugar, enquanto Gabi fica em oitavo. 

Judô 

Rafaela Silva: Foi a primeira medalha de ouro no mundial de judô do Uzbequistão. Venceu na categoria 57 quilos, vencendo a japonesa Haruka Funakubo na final. Rafaela Silva possui na carreira duas medalhas de ouro em campeonatos mundiais. 

Mayra Aguiar: A segunda medalha de ouro que vencemos no campeonato mundial de judô do Uzbequistão em 2022. Mayra Aguiar derrotou na final a chinesa Zhenzao Ma na categoria 78 quilos, garantindo a sétima medalha em mundiais na carreira, e o terceiro ouro. 

Bia Silva: Nesse mesmo mundial, na categoria peso pesado, Bia Silva foi medalhista de prata, perdendo para a francesa Romane Dicko na final. 

Vôlei de Praia 

Duda e Ana Patrícia: A dupla brasileira é a melhor do mundo na modalidade. Em 2022, elas venceram o mundial de Roma, derrotando na final a dupla canadense Bukovec-Brandie por 2 sets a 0. 


Duda e Ana Patrícia são a melhor dupla do mundo (Reprodução/Instagram Duda Lisboa)


Vôlei 

Ainda no vôlei, mas nas quadras, o Brasil foi vice-campeão mundial, no torneio disputado na Holanda. A prata veio depois da derrota na final para a Sérvia da Boskovic. Além disso, o Brasil também faturou a prata na Liga das Nações, perdendo para a Itália na final. No ranking mundial, a seleção brasileira fica em terceiro lugar, atrás justamente apenas de Sérvia e Itália. 

Maratona Aquática 

Ana Marcela: A maior atleta da modalidade é brasileira. Ana Marcela Cunha foi dominante em 2022, faturando o ouro no mundial dos 5km e dos 25km, lembrando que essas duas categorias não fazem parte do programa olímpico. Na prova olímpica, os 10km, Ana Marcela foi bronze. 

Tênis 

Beatriz Haddad Maia: Atualmente a melhor atleta brasileira da modalidade entre homens e mulheres, ocupa a 13ª colocação do ranking mundial de simples. Em 2022, ela foi coroada pela WTA (Entidade máxima do tênis feminino) como a atleta que mais evoluiu na temporada, tendo começado em 82º do rank, e terminando em 15º.  

Luisa Stefani: Que ao lado da Laura Pigossi foi bronze nas olímpiadas de Tóquio em 2021. Luisa que se lesionou e ficou fora das quadras por um ano, chegou a emendar 19 vitórias seguidas nas duplas em 2023. Esse ano, Luisa já carimbou o título do Australian Open de duplas mistas, ao lado do brasileiro Rafael Mattos. 

Surfe 

Tatiana Weston-Webb: Teve em 2022 seu melhor resultado da carreira, terminando o campeonato mundial da WSL em quarto lugar, perdendo para a atual campeã Stephanie Gilmore em uma bateria muito disputada. 

Outros destaques 

Boxe: Beatriz Ferreira faturando a prata na categoria 60kg 

Atletismo: Letícia Oro com o bronze no salto em distância 

Taekwondo: Milena Titoneli com o bronze na categoria 68 kg. 

Destaques Paralímpicos 

Natação: Na categoria deficientes visuais, a atleta Carol Santiago faturou 6 ouros e 1 prata, sendo a terceira melhor atleta de todo o mundial de natação. 


Todas as 7 medalhas conquistas pela Carol Santiago no mundial (Reprodução/Instagram Carol Santiago)


Vôlei: No esporte sentado, a seleção brasileira foi campeã mundial pela primeira vez na história. O torneio foi disputado na Bósnia, e com a vitória, garantiu a vaga direta para as olímpiadas em 2024. 

Judô: Alana Maldonado, é bicampeã mundial na categoria de até 70kg, para atletas com baixa visão. A brasileira é atualmente a número um do mundo da categoria. 

Foto Destaque: Rebeca Andrade no mundial de Liverpool (Reprodução/Ricardo Bufolin (CBG)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo