Moda

O legado de Virgil Abloh para a moda

Virgil Abloh é um dos grandes nomes do mercado de moda de luxo. CEO da marca Off-White e diretor criativo da Louis Vuitton, Virgil ressignificou o estilo streetwear.

29 Nov 2021 - 10h00 | Atualizado em 29 Nov 2021 - 10h00
O legado de Virgil Abloh para a moda Lorena Bueri

Virgil Abloh nasceu em 1980 em Rockford, cidade satélite de Chicago, Illinois. Virgil criou uma nova narrativa da moda de rua em 2013 ao criar a Off White, na qual era CEO. Ao se tornar o primeiro negro diretor-criativo da Louis Vuitton em 2018, afrontou as barreiras do mercado de luxo e trouxe sua essência para a marca centenária, que foi obrigada a reconhecer seu talento em fazer moda contemporânea.

Um dos primeiros negros à frente de uma grife de luxo internacional, Virgil foi impulsionado por sua missão de abrir portas para os outros e criar caminhos para uma maior igualdade na arte e no design. Como estagiário da Fendi após os bacharelados de engenharia civil e arquitetura, Virgil deu início à sua carreira na moda com um estágio na Fendi – onde, inclusive teve a chance de conhecer o rapper Kanye West (de quem já foi diretor criativo) -, mas isso foi apenas o começo de uma bela jornada.

Brincando com o clássico e o contemporâneo, as peças de sua marca estiveram presentes em diversos tapetes vermelhos, desfiles e até casamentos (como o de Hailey e Justin Bieber). Suas criações chegaram a um outro patamar quando, após todo o escândalo por trás do assassinato de George Floyd. O designer levantou um leilão para um de seus tênis, o Air Jordan 4 x Off-White, e arrecadou cerca de R$ 1 milhão para o movimento Black Lives Matter.


Air Jordan x Off-White

Modelo Air Jordan x Off-White leiloado para o movimento Black Lives Matter (Foto: Reprodução/Neo2)


O estilista faleceu no domingo, 28, aos 41 anos após se esforçar durante anos para não deixar o angiosarcoma cardíaco (tipo raro de câncer) vencer, batalha esta que travava desde setembro de 2019 - mas fora do alcance dos holofotes. "Estamos todos em choque por essa terrível notícia. Virgil não era apenas um designer genial e um visionário, mas também era um homem com uma bela alma e grande sabedoria. A família LVMH se junta a mim neste momento de grande tristeza e nossos pensamentos estão com seus entes queridos pela perda de seu marido, pai, irmão, filho e amigo", afirmou Bernard Arnault, CEO da LVMH, na nota.

 

https://lorena.r7.com/post/Morre-o-diretor-criativo-da-Louis-Vuitton-Virgil-Abloh-vitima-de-cancer-cardiaco

https://lorena.r7.com/post/Truque-fashion-considerado-cientifico-e-usado-por-Kate-Middleton

https://lorena.r7.com/post/Beaded-bags-voltam-a-ser-tendencia


Ainda que sua carreira não tenha sido muito longa quando em comparação a outros designers, Virgil Abloh se torna um símbolo para a moda streetwear e uma inspiração para jovens negros que aspiram o mundo da moda. Pois, mais que um designer, ele é uma ideia, transformando direta e indiretamente o mercado de luxo e a visão do mundo para com o estilo de rua.

 

Foto Destaque: Virgil Abloh. Reprodução/Caras Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo