Empreendedorismo

O começo de um negócio pode ser no digital

O mercado digital pode ser o maior aliado para quem está começando um negócio do zero. Seja qual for o seu mercado de atuação, é indispensável dominar as técnicas do digital ou conhecer as melhores formas de começar a sua empresa pela internet.

12 Nov 2022 - 20h28 | Atualizado em 12 Nov 2022 - 20h28
O começo de um negócio pode ser no digital Lorena Bueri

Para quem tem interesse em começar a empreender e não sabe por onde começar, temos uma ótima dica para você. Independente do ramo ou nicho de atuação, em pleno século XXI, você pode e deve começar um negócio de forma enxuta, para evitar riscos colaterais que possam a vir findar sua empresa antes que ela possa começar a se desenvolver. Assim, a melhor forma de começar pequeno, mas com uma projeção de crescimento exponencial é através do digital. 


Coordenador da central de empreendedores. (Foto/Reprodução: folhadomate)


Como usar a internet para começar meu negócio?

Até agora você já sabe que uma das melhores alternativas para começar um negócio escalável e com pouca grana é por meio do digital, mas como fazer isso?

Bem, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que a parte mais importante de uma empresa nas mídias sociais é o seu branding - que é como pode ser chamada a estratégia de criação de uma marca e consolidá-la no mercado - para isso, é preciso investir em uma boa identidade visual, com uma constante publicação de conteúdos diários. 

A diferença de uma empresa iniciante na internet para uma marca já consolidada como a Ambev Coca-Cola por exemplo, é apenas o seu reconhecimento e número de seguidores. Ambas possuem o mesmo espaço no mercado digital e você pode basear-se no que uma grande empresa faz neste cenário digital e aplicar no seu negócio! 

Agora que já sei criar uma identidade digital, qual tipo de empresa eu posso abrir?

Isso, de fato, vai de acordo com o gosto pessoal de cada pessoa, mas fato é: jamais entre em um nicho o qual você não tenha interesse, pois você precisa ser um possível cliente do seu próprio produto ou serviço. Abaixo separamos 3 exemplos de mercados para começar a atuar com pouco dinheiro e que são escaláveis, podendo tornar algo físico futuramente e expandir seu negócio.

1: e-commerce 

O bom e velho e-commerce, sim! Esta é uma ótima forma de começar a empreender com pouco dinheiro. Basta abrir uma loja virtual em uma das plataformas disponíveis na internet, cadastrar seus produtos de um estoque próprio - que facilmente pode ser construído com até 2 mil reais de capital - ou investir na modalidade de droppshipping, onde você irá intermediar a venda direta do fornecedor até o cliente final e ganhar dinheiro exercendo essa ponte, sem estoque.

2: crie sua marca de roupa

Uma ótima forma de começar a empreender também pode ser criando sua própria loja de roupa! Com uma fabricação própria ou comprando para revenda, esta é uma ótima oportunidade para criar um Instagram, postar as fotos dos looks e começar a vender!

De início, será importante que seu ciclo de amigos comecem a adquirir seus produtos e você comece a crescer o seu engajamento a base da indicação, porém, posteriormente, você também poderá iniciar campanhas de anúncios para buscar novos clientes. Tanto pelo Facebook ads, quanto no Mercado Livre ou até mesmo criando um perfil na Shopee e anunciar na própria plataforma.

3: Encapsulados

Os produtos encapsulados são aqueles criados com a finalidade de auxiliar, na maioria das vezes, na saúde das pessoas. Os encapsulados são, nada mais, nada menos que colocar dentro de cápsulas ou comprimidos ingredientes fundamentais para auxiliar em determinado aspecto físico das pessoas. Um dos mercados muito explorados neste meio é o nicho de emagrecimento. 

Não sabe criar um encapsulado e não faz a mínima ideia de química industrial? Não tem problema! Existem empresas especializadas no assunto que irão te auxiliar criando o seu produto e vendendo exclusivamente para você a sua fórmula. Você pode começar com um estoque pequeno e ir expandindo seu negócio aos poucos.

 

Foto/Destaque: Veja como o início do seu negócio pode ser de um modo digital. Reprodução: Folhadomate

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo