Notícias

O carnaval é a época em que há mais golpes financeiros, dizem especialistas

A dica principal é em hipótese alguma dar o cartão a terceiros para inserir ou aproximar na maquininha do cartão, além de redobrar a atenção quando for colocar a senha e verificar se o valor é o mesmo que foi lhe passado, aqui vão várias dicas d

09 Fev 2023 - 16h36 | Atualizado em 09 Fev 2023 - 16h36
O carnaval é a época em que há mais golpes financeiros, dizem especialistas Lorena Bueri

O carnaval está chegando e com ele também vem vindo a época, que os especialistas denominam como a mais suscetível a golpes financeiros. Os golpes em questão, por conta das grandes aglomerações em blocos de rua, são cada vez mais comuns, mesmo com o avanço das tecnologias, pois os golpistas estão também se atualizando.

O mais comum dos golpes é o que o folião ao comprar algo na rua, dá o seu cartão ao vendedor e digita a senha e após horas percebe que o cartão foi trocado e já fora gasto uma quantia de seu dinheiro. Para evitar isso, especialistas dizem que o ideal a se fazer é você mesmo inserir o cartão na maquininha e nunca tire os olhos dela, para que não seja trocado o seu cartão.

 O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini em entrevista ao portal G1, diz que "É fundamental não deixar as pessoas vieem o que você está digitando. Tem gente especializada em memorizar a senha rapidamente" e que "O chip é uma tecnologia bastante segura. Então, se o golpista não tiver acesso ao cartão e à senha, ele não vai conseguir transacionar."


Carnaval no Rio de Janeiro. (Foto reprodução/Twitter/@oglobo)


O golpe de alterar o valor também é muito comum nessa época do ano, pois o vendedor digita um valor diferente do que foi acordado e se você não prestar atenção irá pagar a mais. Uma dica valiosa é sempre pedir a via do cartão, além é claro de proteger a sua senha e observar o valor.

Um alerta importante do especialista é "Se te falarem que o visor [da máquina] está quebrado ou que não está saindo o comprovante, pode desconfiar. Ele pode passar um valor diferente, que você não consegue saber qual é, e você vai digitar a senha acreditando que está pagando determinado valor, mas será outro"

E a nova tecnologia, o PIX, também tem que ficar de olho no QR Code e se o valor inserido no aplicativo do seu banco está correto e indo para a pessoa na qual você realmente está fazendo a transação. O especialista diz que não vale somente para o carnaval, e completa "Caso contrário, você acha que está comprando um café e vai transferir mil reais para alguém que não sabe quem é. Esse cuidado na transação é muito importante. É um momento em que você está com pressa, quer resolver logo o seu problema e já está 'animado'. É aí que o golpista aproveita".


Especialista dá dicas de como se precaver de golpes no carnaval e curtir em paz (Foto Reprodução/Twitter)


Alguns bancos têm a opção de diminuir os valores diários de transferências via PIX ou mesmo do cartão de crédito. É recomendado que quando fores a algum lugar de grande aglomeração, como blocos ou desfiles e shows, usar deste artifício, para, caso seja lesado, os danos sejam minimizados, protegendo o seu dinheiro.

O especialista alerta para que logo assim que perceba que caiu num golpe, entre em contato com o banco para explicar a situação, pois segundo o mesmo, quanto mais cedo conseguir falar com o banco, maiores são as chances de serem devolvidos os valores roubados. Depois tem de fazer um Boletim de Ocorrência. Seguindo essas dicas, o cartão ou mesmo o celular nas mãos dos golpistas não servirá mais para nada.


Pagamento por aproxição, é preciso também ter cuidado (Foto Reprodução/Freepick)


Em relação ao uso da tecnologia de aproximação, o especialista descarta que ofereça mais riscos, pois ao contrário do que se é propagado, se o cartão estiver bem guardado, seja na carteira ou dentro de bolsa, não é efetuado nenhum tipo de pagamento, pois somente se consolida a transação se o cartão físico encostar na máquina.

Foto Destaque: Blocos de rua cheio no centro de São Paulo (Foto Reprodução/Twitter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo