Saúde

O ano começou: é hora de retomar os cuidados com a saúde

O primeiro passo é verificar o estado geral por meio da realização de exames laboratoriais de rotina, solicitados pelo médico, após avaliação individual

10 Jan 2023 - 17h45 | Atualizado em 10 Jan 2023 - 17h45
O ano começou: é hora de retomar os cuidados com a saúde Lorena Bueri

Nenhuma resolução para 2023 poderá ser cumprida sem a saúde em dia. Por isso, já no início do ano, principalmente após um período em que a Copa do Mundo e a época de festas afastaram muitas pessoas do médico, é importante realizar uma bateria de exames ou check-up. Com os avanços da ciência e da tecnologia, os exames diagnósticos têm sido cada vez mais decisivos na aplicação da conduta médica adequada em diversas patologias.

Atualmente, as análises laboratoriais contemplam amplo leque de possibilidades que apoiam os profissionais médicos para detectar alterações metabólicas, diagnosticar doenças em estágios iniciais e analisar a necessidade de investigação complementar e/ou de tratamento. Sua utilização conforme as diretrizes médicas mais atualizadas traz inúmeros benefícios aos pacientes.

De acordo com o Dr. Alberto Duarte, líder médico do Laboratório e Patologista Clínico do Hcor, dependendo do estado de saúde do paciente, pode haver mudanças nos exames de rotina solicitados e na frequência com que são realizados. No entanto, de maneira geral, o ideal é que sejam feitos, pelo menos, seis grupos de testes, uma vez ao ano. “O primeiro é o hemograma completo, que quantifica as células do sangue - glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Níveis anormais desses componentes podem indicar deficiência nutricional, problemas de coagulação, infecções, distúrbios do sistema imunológico e até leucemia”, explica.

O segundo é o painel metabólico básico, que analisa cálcio, glicose, sódio, potássio, ureia e creatinina, por exemplo. “Alterações podem indicar doença renal, diabetes ou desequilíbrios hormonais”, esclarece. Uma análise mais completa também pode ser considerada por meio de um painel metabólico abrangente, que além dos testes básicos, conta com medições das proteínas séricas através de uma eletroforese, fosfatase alcalina (ALP), alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) e bilirrubina. “Altos níveis dessas últimas enzimas podem indicar disfunções hepáticas, como cirrose, hepatite e câncer no fígado”, completa.

O terceiro é o de lipídeos, que verifica o “colesterol bom” e o “colesterol ruim”. “A lipoproteína de alta densidade (HDL) é ‘boa’ porque remove substâncias nocivas do sangue e ajuda o fígado a transformá-las em resíduos. Já a lipoproteína de baixa densidade (LDL) é ‘ruim’ porque pode causar o desenvolvimento de placas nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas. Como complemento se impõem cuidados cardiológicos avaliados através de biomarcardores, como a troponina e o peptídeo natriurético cerebral (NT-proBNP), que indicam lesões cardíacas e insuficiência cardíaca, respectivamente”, esclarece.

Ainda de acordo com o especialista, um quinto grupo de exames importantes no check-up é o dos hormônios, como os da tireoide. “Níveis anormais de tiroxina livre (T4 livre) e hormônio estimulante da tireoide (TSH) podem indicar hipotiroidismo, que pode prejudicar importantes funções corporais, como humor, nível de energia e metabolismo geral”, exemplifica Dr. Duarte. Vale ainda acrescentar, no caso de um check-up de mulheres, os hormônios femininos, como o estrógeno e a progesterona. No check-up masculino é importante verificar a testosterona e fazer uma análise da próstata por meio do PSA livre e total. Estes últimos, principalmente após os 50 anos de idade”, indica o médico.

Com o advento de pandemias, como a promovida pelo SARS-CoV-2, o aumento da frequência de outras infecções virais e o crescimento de casos de câncer, passou a ser importante no check-up anual um sexto grupo de exames para avaliar o sistema imunológico. “Parte desta análise já está inserida na contagem de células brancas do hemograma, mas a quantificação dos níveis de IgG, IgA e IgM séricos se mostram importantes para a avaliação da resposta humoral. Da mesma forma, podemos analisar a memória imunológica com a pesquisa de anticorpos a infecções frequentes, que passam muitas vezes despercebidas, como mononucleose infecciosa (EBV), citomegaloviroses (CMV), toxoplasmoses e hepatites A, B e C. A avaliação da resposta imunológica humoral recente pode ser aferida por meio da pesquisa de anticorpos antipneumococos e anti-hepatite B pós-vacinação específica”, detalha o Dr. Duarte.

Ainda, e não menos importante, também é indicada a realização de testes para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como hepatites, HIV e sífilis. “Aqui, vale ressaltar que existe uma ‘janela’ para detecção do vírus HIV na análise laboratorial. Havendo suspeita de infecção, e se o teste inicial for negativo, deve ser indicada a repetição do exame após 30 dias”.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo