Bem Estar

Nutricionista ou nutrólogo: Diferenças e objetivo de cada especialidade

Nutricionista ou nutrólogo? As particularidades de cada profissional e o suporte para quem busca uma dieta, mudança na alimentação ou diagnóstico através desses profissionais.

11 Fev 2022 - 12h00 | Atualizado em 11 Fev 2022 - 12h00
Nutricionista ou nutrólogo: Diferenças e objetivo de cada especialidade Lorena Bueri

O  caminho para quem deseja mudar hábitos alimentares visando qualidade de vida é um processo que deve contar com a orientação profissional seja de um nutricionista ou nutrólogo.Delimitar o objetivo, facilita na escolha da especialidade desejada e no alcance das metas a serem alcançadas.

Para quem busca um plano de dieta é indicado o nutricionista. Esse profissional irá elaborar um plano alimentar, indicando um cardápio e as porções de cada refeição. 

́Já o nutrólogo é o profissional formado também em Medicina - além da formação na área de nutrição. Essas formações possibilitam o diagnóstico de problemas de saúde relacionados à alimentação.


Nutricionista (Foto: Site Unesc)


Diferenças entre nutrólogo e nutricionista

O profissional de nutrologia é formado em Medicina e em Nutrição e visa orientar os pacientes na busca de uma alimentação mais equilibrada, visando corrigir o peso e preservar a saúde. Esse profissional pode também receitar medicamentos, analisar a absorção de nutrientes e indicar tratamentos para transtornos alimentares como anorexia, bulimia nervosa, compulsão alimentar e outros.

"Cabe ao médico nutrólogo identificar alterações no hábito alimentar, na digestão, absorção e excreção de nutrientes, assim como alterações metabólicas que levem ao não aproveitamento deles e justifiquem intervenções que podem mudar o curso das doenças", diz Eline de Almeida Soriano, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Com formação em Nutrição,o nutricionista é o responsável por montar cardápio personalizado para cada organismo baseado no diagnóstico das condições e objetivos de cada indivíduo. Cabe ao nutricionista também ensinar hábitos mais saudáveis e indicar nutrientes em porções corretas.

"Toda vez que alguém quer uma dieta adequada para o seu estado fisiológico, ele procura um nutricionista", comenta Chaim.

Uma especialidade complementa a outra. Trabalhar as duas conjuntamente pode ser o segredo para alcançar os resultados almejados. Mudar hábitos e alimentação requer tempo. A orientação profissional e acompanhamento é essencial para quem deseja uma mudança de vida.

Foto Destaque: Legumes, verduras e frutas. Reprodução/ Site Freepik.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo