Notícias

Número de brasileiros que pedem para voltar ao Brasil de Portugal aumenta consideralvemente

Brasileiros residentes em Portugal entram com pedidos de ajuda para órgão pedindo retorno ao país de origem, números de solicitações se elevaram expressivamente desde a pandemia em 2020

16 Nov 2022 - 16h52 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 16h52
Número de brasileiros que pedem para voltar ao Brasil de Portugal aumenta consideralvemente Lorena Bueri

Em apuração do Portugal Giro em conjunto com o programa de retorno voluntário Árvore, da Organização Internacional para as Imigrações (OIM), foi apresentado um aumento nos pedidos de ajuda de brasileiros em Portugal.

Segundo este estudo, de janeiro a setembro, 541 brasileiros que moram em Portugal solicitaram suporte econômico para retornar ao país de origem. Sendo que 202 tiveram sucesso no pedido e receberam suporte com passagens aéreas e despesas de viagem.


Pedidos e retornos mensais para o Brasil em 2022. (Foto: Reprodução/Portugal Giro/O Globo)


Em 2020, ano em que surgiu a pandemia da Covid-19 e, consequentemente, o estouro da crise econômica, fez com que 709 pessoas procurassem o programa Árvore, 333 tiveram resposta positiva para o pedido.

A inflação recorde, crise de aluguel no país e demais complicações com as documentações, que vem a atrapalhar candidaturas de emprego para brasileiros, são os principais fatores para o desejo de retornar ao Brasil.

Ainda de acordo com o blog Portugal Giro, a comunidade brasileira é a maior entre os estrangeiros que vivem em Portugal e possivelmente, deverá ganhar um estímulo expressivo com a possibilidade do novo visto para residir legalmente no país para procurar trabalho.

A nova política de imigração autoriza a entrada de estrangeiros que pertencem à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) em Portugal por 120 dias, com direito a 60 dias de prorrogação, para que consigam contrato de trabalho, condição para o visto de permanência.

Os países da CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Neste ano, o número de brasileiros residentes que vivem em situação regular em Portugal ultrapassou 250 mil, batendo recorde. A pesquisa foi divulgada pelo jornal “Diário de Notícias”, com base nos números informados pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão responsável pelo setor de imigração do país do Velho Continente.

O projeto da OIM estuda os pedidos para decidir se apoia ou não o retorno voluntário. Como mostrou O Globo, os brasileiros ainda recebem investimento na reintegração e retomada profissional. Porém, a volta para Portugal é proibida durante três anos.

Foto Destaque: Vista aérea de Lisboa, capital de Portugal. (Reprodução/SofieLayla Thal/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo