Saúde

Novo tratamento de câncer é autorizado pela Anvisa

Pesquisas realizadas levam Anvisa a aprovar novo tratamento que pode ser utilizado em pacientes com câncer câncer. Inicialmente o medicamento tem um custo muito alto e deve ser utilizado em casos que já tentaram outras terapias.

07 Abr 2022 - 19h00 | Atualizado em 07 Abr 2022 - 19h00
Novo tratamento de câncer é autorizado pela Anvisa Lorena Bueri

O desenvolvimento de novas terapias para o tratamento do câncer é um assunto que interessa não só a indústria farmacêutica, mas toda a população, já que todos nós estamos sujeitos a desenvolver essa doença. Recentes pesquisas obtiveram avanços e esse medicamento foi aprovado pela primeira fase do registro sanitário da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Esse fármaco atua na coleta e modificação genética das células imunes, sendo assim uma evolução enorme pois é uma tecnologia que pode complementar outros tipos de tratamentos já existentes para mielomas e leucemias por exemplo. Utiliza-se células nomeadas como CAR-T, coletadas dos próprios pacientes e alteradas para combater esses tumores. Pode ser um tipo de tratamento que vai retornar a esperança para aqueles pacientes que já tentaram os métodos convencionais e não obtiveram resposta.

Os linfócitos, as células de defesa do nosso corpo, são retiradas do paciente com câncer e enviadas para uma fábrica nos Estados Unidos, lá eles fazem a modificação por meio de um vetor viral e essas células retornam como medicamento para ser aplicado no paciente.


Mitose (Reprodução/Pixabay)


Entretanto, ao que tudo indica, não será disponibilizado pelo SUS, já que se trata de um tratamento de alto custo por ser de caráter personalizado e individual, só que pode ser uma boa alternativa para aqueles que não restam outras opções. A estimativa é que o tratamento custe em torno de 2 milhões de reais. Foram cerca de 12 anos de pesquisas e já é autorizado em países como Estados Unidos, Japão e outros da Europa.

Portanto é um importante avanço para a medicina mundial e um ar de esperança para os pacientes, apesar de ainda estar em fases de pesquisas, a tendência é que este tipo de terapia seja utilizado cada vez mais, tanto para o câncer, quanto para outras doenças como lúpus e fibroses. Torcemos para que um dia seja acessível também ao SUS.

 

 

Foto Destaque: Atuação do Câncer. Reprodução/Medicar

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo