Notícias

Novo secretário de saúde indígena fala sobre suas prioridades em seu mandato

O território é localizado em Roraima e Amazonas. A região é alvo de garimpo ilegal, desde 1980, mas o crime tem se intensificado nos ultimos anos. O mercúrio utilizado no garimpo de outro polui rios  e contamina os peixes.

11 Jan 2022 - 13h44 | Atualizado em 11 Jan 2022 - 13h44
Novo secretário de saúde indígena fala sobre suas prioridades em seu mandato Lorena Bueri

A maior prioridade do novo secretário de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, será combater a desnutrição e a malária, que assolam a terra Yanomami, maior reserva indigena do Brasil.

O território é localizado em Roraima e Amazonas. A região é alvo de garimpo ilegal, desde 1980, mas o crime tem se intensificado nos ultimos anos. O mercúrio utilizado no garimpo de ouro polui rios  e contamina os peixes, tudo isso impacta na principal fonte de água e alimentação da população indigena local, fazendo com que sua saúde fique prejudicada.


Weibe Tapeba / O Povo


Segundo dados divulgados, na reserva vivem cerca de 20 mil garimpeiros ilegais, e 28 mil indígenas 

“Os indígenas têm sido assassinados pelos garimpeiros de forma direta, por causa de conflitos no local, mas também em resultado do garimpo: por causa de mercúrio no corpo, por falta de acesso à água potável, por desnutrição etc. E entender essas complexidades é fundamental para que a secretaria estabeleça seus serviços com qualidade.” diz o novo secretário de Saúde Indígena (Sesai).

Weibe Tapeba é advogado e líder indigena no estado do Ceará. Seu nome foi um dos 3 que foram enviados ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para chefiar o ministério dos povos indígenas, cargo que ficou com  Sônia Guajajara.

Outras ações que Tapeba irá tomar são:

Retornar os investimentos em saneamento básico nos territórios indígenas do país

Dimensionar os fluxos de assistência em terras indígenas não homologadas - revogação de uma medida administrativa que impedia o investimento da Sesai nessas regiõe

disponibilizar dados recentes de desnutrição, malária e outras enfermidades que atingem o povo Yanomami

Administrar de uma maneira que fortaleça a participação indigena na administração de unidades de saúde

Instalar um gabinete de crise para resolver o problema

Decretar nos próximos dias Emergência Sanitária por Desassistência no território. Ele não deu, porém, detalhes da extensão da medida;

Enviar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) até a região para o abastecimento de medicamentos e insumos básicos de saúde.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo