Empreendedorismo

Novo golpe no cartão: Criminosos bloqueiam pagamento por aproximação

Empresa de cibersegurança afirma ter descoberto variação de vírus que bloqueia operação e viabiliza roubo de dados e fraude em transações.

03 Fev 2023 - 13h40 | Atualizado em 03 Fev 2023 - 13h40
Novo golpe no cartão: Criminosos bloqueiam pagamento por aproximação Lorena Bueri

Novo golpe nas transações de cartões está em evidência no mercado. Criminosos têm enganado empreendedores hackeando o sistema de suas maquininhas de cartão, assim, fraudando as transações e roubando dados dos clientes. O golpe acontece após uma mensagem de erro na transação de pagamento por aproximação. A maquina bloqueia o pagamento, fazendo com que o cliente insira o cartão na máquina e a senha no equipamento hackeado, o que permite que o malware roube dados e fraude transações. A empresa de cibersegurança Kaspersky anunciou a descoberta de variações de um vírus brasileiro, que mapeou o malware Prilex, usado por cibercriminosos.

De acordo com a empresa Karsperky, criminosos entram em contato com os estabelecimentos através de e-mail ou  ligação telefônica, se passando por funcionários da empresa das máquinas de cartões ou de um banco. “Eles pedem para que o lojista instale uma suposta atualização de software, mas é um vírus que vai se instalado no sistema e assim capturar dados dos cartões dos clientes”, relata Fabio Assolini, chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky, na América Latina.


Novo golpe no cartão: Criminosos bloqueiam pagamento por aproximação (Foto:Destaque/Pinterest)


A fraude nas compras por aproximação

Instalado o malware, os criminosos conseguem acesso ao computador do empreendedor, intalando, assim, o Prilex em seus alvos, que geralmente são as maquininhas de cartões. “O computador não é afetado pelo malware, apenas os dispositivos de transação”, afirma Assolini.

O especialista ainda explica que o golpe tem maior concentração nos pagamentos por aproximação, já que o malware burla os sistemas de segurança desse tipo de pagamento. “Quando o cliente paga por aproximação, o vírus gera uma falsa mensagem na tela da maquininha, dizendo ERRO APROXIMAÇÃO. INSIRA O CARTÃO. Porém, o programa malicioso está induzindo o cliente e o lojista a gerarem uma nova compra com o mesmo valor da primeira”, relata o especialista.

Chamada de transação ghost ou fantasma, por ser uma compra fraudulenta, essa segunda transação vai diretamente para os criminosos. O Prilex, rouba, ainda, os dados dos cartões, podendo gerar ainda mais fraudes futuras.

O que é o Prilex

O Prilex é um grupo brasileiro especializado em fraudes financeiras. A atuação desses criminosos é rastreada deste 2014 na América Latina e já foi identificada também na Europa. As novas versões do vírus, por enquanto, foram detectadas somente no Brasil, porém, poderão ser disseminadas para outros países, segundo a Kaspersky.

Como evitar o golpe do pagamento por aproximação

Fabio Assolini, especialista da Kaspersky, passou algumas dicas para os empreendedores protegerem seus estabelecimentos e clientes. Confira:

Proteja seus computadores

Mantenha um bom antivírus instalado, além de softwares de bloqueio e proteção que não permitam download de programas pelos funcionários da empresa.

Oriente os funcionários

Manter o diálogo e treinar seus funcionários para não aceitarem baixar qualquer programa sob orientação de telefonemas ou e-mails de supostos bancos, ou empresas de maquininhas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o banco da sua empresa por canais oficiais.

Apresentação de erro na maquinha

Quando a maquininha apresentar o erro, oriente o cliente a checar no aplicativo do banco se aquela compra foi concluída, pois transações não efetuadas não entram na fatura do cartão ou são estornadas em pouco tempo. Caso isso não aconteça, desconfie. Caso a máquina apresente algum problema, a melhor solução é que o cliente realize o pagamento de outra maneira.

Foto Destaque: Novo golpe no cartão: Criminosos bloqueiam pagamento por aproximação: Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo