Saúde

Novo estudo revela que dormir menos de 7 horas por noite aumento o risco de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa a perda de memórias, existem diversos fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento, mas uma nova pesquisa aponta um novo fator, a falta de sono.

08 Nov 2022 - 21h50 | Atualizado em 08 Nov 2022 - 21h50
Novo estudo revela que dormir menos de 7 horas por noite aumento o risco de Alzheimer Lorena Bueri

Uma boa noite de sono nos deixa revigorados, não é? Dormir 8 horas por noite é fundamental para ter uma boa saúde, tanto física, quanto mental, e a falta de sono adequado pode ser bastante prejudicial.

Já se conheciam diversos efeitos negativos da falta de sono, em especial por períodos longos de tempo, no entanto, uma nova pesquisa, realizada pelo centro de pesquisas Pasqual Maragall Foundation em parceria com um time de pesquisadores da Universidade de Bristol apontou que dormir menos de 7 horas por noite pode aumentar as chances de desenvolver Alzheimer.

A pesquisa se debruçou sobre dados de mais de mil adultos com idade acima de 50 anos e análises transversais revelaram que dormir pouco e ter uma baixa qualidade de sono, influencia o aumento da proteína tau no cérebro, fator que estimula o desenvolvimento de diversas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.


Perda de sono estimula acúmulo de proteína causadora do mal de Alzheimer (Foto: Reprodução/PrimeLab)


De acordo com os resultados do estudo, dormir constantemente por períodos menores do que 7 horas por noite pode ajudar a elevar a quantidade de proteína tau no cérebro e aumentar o risco do desenvolvimento de Alzheimer.

Já se sabia anteriormente que alterações no ciclo de sono estavam ligadas ao surgimento do Alzheimer, no entanto, o novo estudo ajuda a ampliar os dados sobre a influência da privação de sono no nosso cérebro e no desenvolvimento de doenças.

A descoberta reforça a importância de ter uma boa noite de sono, de oito horas por noite, evitar o uso de telas horas antes de dormir e longos períodos de privação de sono.

 

Foto Destaque: Privação de sono pode estar ligada ao surgimento de Alzheimer (Foto: Reprodução/Instituto do Sono)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo