Saúde

Novo caso de váriola é confirmado no Brasil

O homem infectado pela váriola dos macacos apresenta quadro clínico estável e está em isolamento domiciliar. O paciente possui histórico de viagens pela Europa.

18 Jun 2022 - 11h00 | Atualizado em 18 Jun 2022 - 11h00
Novo caso de váriola é confirmado no Brasil Lorena Bueri

Mais um caso de váriola dos macacos foi confirmado ontem (sexta-feira) pelo Ministério da Saúde. O diagnóstico foi confirmado através do isolamento viral pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. O paciente é do Rio Grande do Sul, tem 34 anos e possui um histórico de viagens para a Europa.

O caso é considerado "importado" devido ao histórico do paciente que segue monitorado pelas Secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul e do município. O homem está em isolamento domiciliar e tem um quadro clínico estável.

O Ministério da Saúde reforça que todas as medidas de controle e contenção foram tomadas logo que o caso foi notificado. Todas as pessoas que tiveram contato com o paciente serão rastreadas pelo ministério. 

O Brasil atingiu a marca de sete casos de infecção por váriola dos macacos. Quatro casos foram confirmados em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Nove casos suspeitos seguem sob investigação. 

Segundo informações divulgadas no último dia 14, pela Organização Mundial da Saúde, já foram confirmados mais de 1600 casos de váriola pelo mundo. Países endêmicos e os recém-afetados pelo surto também fazem parte dos dados coletados.

1500 casos suspeitos seguem sob investigação. 73 mortes foram registradas em países da África em decorrência da doença. 

A OMS já foi notificada sobre os casos de infecção confirmados no Brasil. 


Sintoma da váriola dos macacos ( Reprodução/ SBT News)


Os sintomas da infecção costumam aparecer cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus. Dor nas costas, cansaço excessivo, dor muscular, dor de cabeça, calafrios e febre são alguns do sintomas. O sintoma mais característico da doença são as bolhas e feridas na pele que causam dor e coceira. Após o surgimento, o quadro pode se estender por até 21 dias.

O diagnóstico da infecção pode ser realizado por um infectologista ou clínico geral que considerará o histórico do paciente e os sintomas apresentados. Posteriormente, é realizado um teste a fim de confirmar ou não o diagnóstico.

 

Foto destaque: Sintoma da váriola (Reprodução/ Poder360)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo