Música

Novo CD do pianista Aleyson Scopel dedicado à obra de Almeida Prado

Aleyson Scope anuncia o lançamento do novo álbum.

22 Nov 2022 - 05h15 | Atualizado em 22 Nov 2022 - 05h15
Novo CD do pianista Aleyson Scopel dedicado à obra de Almeida Prado Lorena Bueri

O renomado pianista brasileiro lançou, em setembro, novo álbum dedicado à obra do compositor Almeida Prado, um dos maiores expoentes da música de concerto brasileira da segunda metade do século XX e início do século XXI. O compositor, que possui mais de 300 obras para piano em seu catálogo, é um dos mais prolíficos para o instrumento. Sua obra “Cartas Celestes” já havia sido gravada por Aleyson em 4 Cds para o selo Grand Piano, da Naxos, entre os anos de 2016 e 2018. Agora, ele retorna com um álbum dedicado à integral dos Noturnos e a obra Ilhas.

Scopel e a música de Almeida Prado

Aleyson Scopel nasceu no Espírito Santo e se mudou para os Estados Unidos ainda adolescente. Lá, se formou em Boston, com uma bolsa de estudos no New England Conservatory of Music, tradicional instituição, onde estudou na classe da professora Patrícia Zander, discípula da escola francesa de Vlado Perlemuter e Nadia Boulanger.

O jovem capixaba começou sua carreira participando e vencendo alguns concursos de piano ainda no Brasil, com destaque para o Concurso Magda Tagliaferro e o Concurso Nelson Freire, que o definiu como um pianista de “refinada sensibilidade musical”. Desde então, sua carreira o levou a diversas distinções em certames internacionais, como os concursos William Kapell e Villa-Lobos, e a apresentações em importantes espaços, tais como Jordan Hall (Boston), Steinway Hall (Londres), Palau de la música catalana (Barcelona), Conservatório de Atenas (Grécia), Salas São Paulo, Minas Gerais e Cecília Meireles, Teatro Amazonas e os municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. Nomes nacionais do piano como Myrian Dauelsberg, Miguel Proença e Celia Ottoni também tiveram importante peso na sua formação.

Seu primeiro encontro com a música de Almeida Prado foi com a obra “Cartas Celestes”, que ele gravou em seu primeiro CD, resultado de um recital ao vivo na Sala Cecília Meireles, em 2008. Sua execução foi assim descrita pelo compositor: “Saíram diretamente do Céu! Chuvas de meteoros, radiantes constelações, nebulosas resplandecentes, e um vigor transcendental marcaram a genial interpretação deste imenso pianista. Maravilhoso!” Ele viria a dedicar o XV volume da série a Scopel, que resolveu então gravar a integral a convite do selo Naxos – Grand Piano. A gravação foi eleita registro fonográfico do ano pela revista Concerto em 2018, a maior revista nacional sobre o segmento.

Natural então, que Scopel continuasse explorando a obra rica e variada deste compositor. “Seus 14 Noturnos para piano foram escritos entre 1985 e 1991. Eles não foram escritos, necessariamente, com o intuito de serem executados como um ciclo. Entretanto, ao ouvirmos todos eles em sequência, podemos alcançar a grandiosidade de sua escrita multifacetada, exemplificada em cada uma dessas obras”, explica Scopel. “São obras mais acessíveis ao grande público por possuírem uma linguagem muito lírica”, continua.

A obra Ilhas foi escrita em 1973, um ano antes da composição do primeiro volume de suas Cartas Celestes, sua obra mais importante para piano. Ela pode ser ouvida como sua predecessora, principalmente pelo uso de um material cordal pré-estabelecido através das sete ilhas, chegando à sua apresentação final no Arquipélago. O gérmen da exploração de sonoridades de ressonância do instrumento também está presente aqui. A associação poética com títulos como Ilha de Gelo, Pedra ou Flores, por exemplo, nos dá a indicação de uma música programática, uma maneira a mais para se identificar com a obra, passando pela ígnea densidade dos 9 vulcões ao majestoso e impessoal iceberg da Ilha de Gelo. “Essa é definitivamente uma obra mística que merece ser apreciada a todo volume”, completa.


(Foto/Reprodução)


O álbum já está disponível em todas as plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music e Deezer:

https://open.spotify.com/album/2I7VnyiTEIhUfmoiS0SC98

https://music.apple.com/by/album/almeida-prado-complete-nocturnes-ilhas/1639559540

https://www.deezer.com/br/album/346005957

Pode ser ainda adquirido em CD pela loja Clássicos:

https://lojaclassicos.com.br/produto/almeidapradocompletenocturnesilhas/

Siga o Instagram do artista, @aleysonscopel, para mais informações.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo