Saúde

Novembro azul: Dicas para prevenir o câncer de próstata

Apenas em 2021, o câncer de próstata matou cerca de 16 mil homens em 2021, em novembro é celebrado o mês da conscientização sobre a doença, saiba como preveni-la.

01 Nov 2022 - 21h32 | Atualizado em 01 Nov 2022 - 21h32
Novembro azul: Dicas para prevenir o câncer de próstata Lorena Bueri

O câncer de próstata é um dos principais tipos de câncer que afeta os homens, sendo o segundo tipo mais mortal, atrás somente de tumores de pulmão, só em 2021 ele foi o responsável pela morte de mais de 16 mil homens.

No entanto, muitas vezes o diagnóstico atrasado pode prejudicar as chances do paciente se salvar, por isso, é fundamental saber prevenir o câncer, para isso existem algumas dicas que podem ajudar, confira.

Primeiro, vale lembrar que homens a partir dos 50 anos têm maiores chances de desenvolver o câncer, mesmo que não apresentem sintomas, o que já deve ser um motivo para ficar mais alerta, além disso, homens que já tem histórico da doença na família, ou homens negros, devem ficar atentos a partir dos 45 anos.


O câncer de próstata é um dos principais tipos de câncer que matam homens (Foto: Reprodução/Salud e Vida)


Após essa idade deve ser realizado o exame de toque retal e de sangue, eles são os principais métodos para se diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Dentre os cuidados para evitar o aparecimento e desenvolvimento da doença está cortar completamente o uso de cigarro e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e cuidar da obesidade e sedentarismo, além disso, é importante evitar comer alimentos ultraprocessados e optar por alimentos mais naturais e uma alimentação balanceada.

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma data instaurada pela sociedade Brasileira de Urologia - SBU - onde o mês é dedicado à realização de campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, seus tratamentos, importância do diagnóstico precoce e cuidados para evitá-lo.

 

Foto Destaque: O câncer de próstata precisa de alguns cuidados para ser prevenido (Foto: Reprodução/Cognys)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo