Esportes

Nove candidatos ligados ao esporte se elegeram nestas eleições gerais

Dos 34 candidatos ligados ao esporte para as eleições gerais em 2022, apenas nove conseguiram se eleger para os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual.

03 Out 2022 - 16h30 | Atualizado em 03 Out 2022 - 16h30
Nove candidatos ligados ao esporte se elegeram nestas eleições gerais Lorena Bueri

Nestas eleições gerais para 2022, 34 personalidades ligadas ao esporte tentaram se eleger aos diversos cargos eletivos. Ex-dirigentes, ex-treinadores e ex-jogadores dos mais variados esportes tentaram se reeleger e entrar pela primeira vez na política, mas apenas 26,4% conseguiram ser bem-sucedidos nas urnas.

O mais famoso deles é Romário do PL, que conseguiu se reeleger para o senado do Rio de Janeiro com 29,19% dos votos válidos. Seu companheiro de Tetra não teve a mesma sorte, já que Bebeto conseguiu 25 mil votos pelo PSD, mas não obteve o necessário para se tornar deputado federal. O ex-jogador do Bahia, Bobô (PCdoB) foi outro do mundo do futebol a conseguir um papel na política como deputado estadual na Bahia.

Na turma dos dirigentes esportivos, o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello (PSB) foi eleito para deputado federal no Rio e Luciano Bivar do União Brasil, ex-presidente do Sport conseguiu o mesmo cargo em Pernambuco. Em Minas, o atual presidente do América-MG, Alencar da Silveira Júnior (PDT) conseguiu se eleger como deputado estadual, mas Alexandre Kalil (PSD), ex-presidente do Atlético-MG foi superado por Romeu Zema como governador do Estado ainda no primeiro turno.

Já no Rio Grande do Sul, dois expoentes da torcida do Grêmio conseguiram um bom papel nestas eleições pelo PSB. O ex-goleiro gremista Danrlei foi reeleito para deputado federal e o torcedor símbolo, o Gaúcho da Geral conseguiu pela primeira vez se eleger para deputado estadual.


O ex-goleiro do Grêmio e agora deputado federal Danrlei conseguiu se reeleger (Foto: Reprodução/Camâra dos Deputados) 


Nos outros esportes, os atletas do PL foram destaque com o ex-nadador Luiz Lima sendo reeleito no Rio e Maurício do Vôlei em Minas, ambos como deputados federais. A ex-saltadora e medalhista olímpica Maurren Magi não teve a mesma sorte pelos Republicanos em São Paulo.

No entanto, outros esportistas famosos também não conseguiram seus cargos pleiteados, foram os casos do ex-técnico Joel Santana (Pros-RJ), das ex-jogadoras de vôlei Leila (PDT-DF), Márcia Fu (UNIÃO-MG) e Tandara (MDB-SP), do ex-lutador de MMA Wanderlei Silva (PP-PR), do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima (PP-PR) e do ex-judoca João Derly (REPU-RS).

Foto Destaque: Romário. Reprodução/Agência Senado

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo