Notícias

Novas formas de prova de vida no INSS

O INSS divulgou novas formas de provar vida, através, inclusive, da votação nas eleições presidenciais deste ano. Ainda assim, a forma tradicional também está a disposição.

22 Out 2022 - 11h02 | Atualizado em 22 Out 2022 - 11h02
Novas formas de prova de vida no INSS Lorena Bueri

As provas de vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão, obrigatoriamente, suspensas até o dia 31 de outubro. Devido a novas regras, que estão a vigor desde fevereiro, os beneficiários não precisarão comprovar até o início de 2023.

O INSS, deixou os aposentados e pensionistas despreocupados até o próximo ano, com a segurança de não terem que sair de suas casas e se preocuparem com documentações para a prova de vida, principalmente porque o processo, dessa vez, será eletrônico, por via de um cruzamento na base de dados do governo federal.


https://meu.inss.gov.br/#/login

Link de acesso ao INSS


Com o novo vigor, há outras formas de comprovar o direito aos benefícios, e sendo uma dessas: a votação na eleição presidencial desse ano. Possuem outras possibilidades de comprovação da vida, com elas:

- Acesso ao aplicativo “Meu INSS”

- Um empréstimo consignado, efetuado e reconhecido de forma biométrica

- O clássico atendimento presencial nas agências do INSS, também com reconhecimento biométrico nas entidades parceiras – e instituições.

- Perícia médica

- Vacinação

- Órgãos de trânsito ou segurança pública: com cadastro ou recadastro

- Atualização no Cadastro Único

- Passaporte, identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar e outros documentos oficiais

- Recibo de pagamento de benefício

- Imposto de Renda

Embora tenham novas formas de ser feita a prova de vida, a tradicional ainda pode ser utilizada, para aqueles que possuem a segurança em utilizar da maneira comum, em bancos ou por meio da biometria fácil do aplicativo “Meu INSS”.

A prova de vida por biometria facial feita com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda está ativa. Embora, a modalidade digital ainda seja uma das alternativas mais fáceis, já que o cidadão não precisa comparecer a uma agência, presencialmente. Facilitando a vida dos cidadãos.

 

Foto Destaque: INSS. Reprodução/Contec.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo