Tech

Nova tecnologia recria memória dos usuários em realidade virtual

Empresa americana desenvolve tecnologia capaz de captar momentos reais e transformá-los em memórias 3D com a ajuda de um óculos de realidade virtual.

27 Fev 2023 - 12h34 | Atualizado em 27 Fev 2023 - 12h34
Nova tecnologia recria memória dos usuários em realidade virtual  Lorena Bueri

Ideias tecnológicas surgem antes mesmo de sua hipotética prática na vida real; Os filmes e séries estão aí para nos mostrar isso. Recentemente, a mais nova invenção tecnológica criada no mundo real faz alusão à tecnologia trabalhada no episódio 3 da primeira temporada da série Black Mirror.

The Entire History of You, ou em tradução livre “toda sua história”, aborda o uso de tecnologia avançada para o registro de memórias em forma de gravação/vídeo que fica armazenado em uma espécie de cartão de memória para que o conteúdo - no caso o momento vivido, possa ser acessado posteriormente, fazendo com que a pessoa reviva o acontecimento, dessa vez como memória, em uma experiência imersiva de realidade virtual.

O vídeo a seguir ilustra um pouco do episódio.



E foi pensando nessa tecnologia que a empresa americana Wist desenvolveu um aplicativo para smartphones que captura informações de filmagens e as transforma em gravações a serem assistidas por meio do óculos de realidade virtual (RV). De acordo com a empresa criadora, o programa pode transformar qualquer gravação em uma experiência imersiva em 3D.

“Conseguimos trazer essa tecnologia para a vida real graças à existência dos sensores e softwares necessários para essa transformação. A combinação certa dessa nova tecnologia nos permite capturar momentos espaciais enquanto acontecem e depois voltar a eles”, afirmou Andrew McHugn, fundados da empresa desenvolvedora do programa.



O aplicativo Vivid já está disponível em versão BETA para os celulares com sistema IOS e é bem simples de usar.

Os usuários só precisam registrar (filmar) o momento através do aplicativo. Feito isso, o programa fará a conversão do mundo 2D para o 3D. Durante a captura, o aplicativo salta todas as informações importantes e possíveis, para entregar a experiência da maneira mais fiel possível.

“Durante a captura, salvamos cor, profundidade, pose do dispositivo, áudio e informações de cena e essa não é uma experiência solo, o usuário pode convidar outras pessoas para que possam reviver a memória em conjunto", esclareceu McHugh.

Por enquanto, a "penseira virtual", apelido dado à tecnologia, pelos criadores, pode ser conectada apenas ao headset Quest VR, da Meta e apresenta algumas falhas, o que é normal para uma fase de testes.

 

Foto destaque: Aplicativo transforma momentos importantes em memórias 3D - Reprodução/Revista época negócios/Wist

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo