Saúde

Nova técnica torna tratamento de aneurisma mais seguro

Exames de imagem e impressora 3D: novas tecnologias auxiliam na realização de cirurgias de aneurismas cerebrais e abrem possibilidade para utilização no tratamento de aneurismas em diversas partes do corpo.

14 Jun 2022 - 21h10 | Atualizado em 14 Jun 2022 - 21h10
Nova técnica torna tratamento de aneurisma mais seguro Lorena Bueri

Aneurisma é o nome dado à dilatação anormal de uma artéria formando uma espécie de bolha, quando a tensão se torna muito forte, o aneurisma pode se romper e causar uma grave hemorragia, caso não, pode permanecer sem estourar durante toda a vida do paciente, eles podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, apesar de os mais conhecidos serem os cerebrais.

O diagnóstico é realizado através de exames, mas seus sintomas podem ser sentidos anteriormente, são fortes dores de cabeça que começam subitamente - descrita por pacientes como a pior dor que já sentiu na vida  - sonolência, fraqueza muscular, dificuldade de mobilidade, convulsões ou rigidez no pescoço.

Apesar disso, uma pessoa pode ter um aneurisma e nunca sentir nenhum sintoma, de acordo com pesquisas, cerca de 5% da população possui aneurismas sem diagnóstico.

A cirurgia comumente realizada para tratar a doença é a chamada “embolização”, realizada pela inserção de um catéter dentro das artérias, ao ser inserido ele se aglomera no aneurisma e impede que o sangue entre, evitando que ele se rompa.

No entanto, uma nova técnica promete tornar a cirurgia mais efetiva e reduzir riscos, através da angiotomografia, que fornece uma imagem detalhada dos vasos sanguíneos e com o auxílio de uma impressora 3D produz um protótipo de silicone que possibilita a realização de uma espécie de “treino” específico para cada paciente anterior à realização da cirurgia.


Aneurisma cerebral. (Foto: Reprodução/ Brasil Escola)


Essa simulação pode evitar que falhas ocorram durante a cirurgia e evita que catéteres sejam inutilizados, o molde simula realisticamente a pressurização contra as paredes dos vasos e o aspecto tátil dos vasos sanguíneos sem a quantidade de sangue que estará presente no corpo do paciente.

A inovação pode facilitar o tratamento de aneurisma e evitar complicações decorrentes da cirurgia, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes. Originalmente desenvolvida para o tratamento de aneurismas cerebrais, a técnica poderá ser introduzida em procedimentos para tratar aneurismas em diversas partes do corpo.

 

Foto Destaque: Aneurisma cerebral. Reprodução/ Dr. Marcelo Bolcato.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo