Saúde

Nova recomendação para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes é publicada

Em nota publicada, o Ministério da Saúde traz a ampliação do esquema vacinal de adolescentes que agora devem tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

28 Mai 2022 - 10h30 | Atualizado em 28 Mai 2022 - 10h30
Nova recomendação para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes é publicada Lorena Bueri

Em nota publicada ontem (sexta-feira), o Ministério da Saúde traz uma nova recomendação a respeito da imunização contra a Covid-19. Agora é recomendado que adolescente entre 12 e 17 anos, tomem a dose de reforço da vacina. Ela deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose e independente das primeiras doses aplicadas, a recomendação é que a terceira dose seja com a vacina da Pfizer. Anteriormente, a terceira dose só era disponibilizada apenas para quem tinha acima de 18 anos ou imunossuprimidos.

Entretanto, em caso de indisponibilidade da Pfizer, a Coronavac pode substitui-la - exceto em adolescentes imunocomprometidos que só devem ser imunizados com a Pfizer. Adolescentes puérperas e gestantes também devem ser vacinados apenas com a Pfizer.

Após a nova recomendação, o esquema vacinal para adolescentes de 12 a 17 anos será: Dose 1 (Pfizer) + Intervalo de 8 semanas + Dose 2 (Pfizer) + Dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a Dose 2; 

Dose 1 (CoronaVac) + Intervalo de 4 semanas + Dose 2 (CoronaVac) + Dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a Dose 2.


Ampliação do esquema vacinal para adolescentes.(Reprodução/ Instagram)


O Ministério da Saúde explicou na nota que a mudança na estratégia de vacinação é proveniente da tendência de diminuição da efetividade dos imunizantes com o passar do tempo e que a circulação de novas variantes juntamente com a cobertura vacinal abaixo do nível ideal, traz muita preocupação.

"Após a observação de segurança de países que recomendaram a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos e diante do cenário epidemiológico ainda incerto em relação aos casos de Covid-19 bem como evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante ômicrom nesta população, há de se considerar a recomendação da dose reforço para este grupo no país", disse o Ministério da Saúde em nota.

A AstraZeneca e a Janssen não possuem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas menores de idade, logo, não são recomendadas para imunizar os adolescentes. 

Foto destaque: Vacinação em adolescentes. (Reprodução/ Agência Brasil)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo