Notícias

Nova pesquisa aponta Lula na frente no segundo turno

Pesquisa divulgada nesta quinta (13) feita pelo Instituto Quaest, revela que Lula está à frente de Bolsonaro na disputa presidencial para o segundo turno, o método usado na pesquisa foi o 'Likely Voter'

13 Out 2022 - 20h30 | Atualizado em 13 Out 2022 - 20h30
Nova pesquisa aponta Lula na frente no segundo turno  Lorena Bueri

Utilizando um novo modelo de análise de estatísticas, uma nova pesquisa feita pelo Instituto Quaest e divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que o candidato a presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT), tem 53% das intenções de votos válidos contra 47% do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), o candidato petista lidera no Nordeste com 71% das intenções, enquanto Bolsonaro lidera na região Sul com 59%.  

Lula lidera entre as mulheres com 50% das intenções, contra 39% de Bolsonaro, entre elas, 5% estão indecisas e 6% votarão branco, nulo ou não irão votar. Entre o eleitorado masculino, Lula tem 47% e Bolsonaro 42%, 6% irão anular ou votar em branco e 4% estão indecisos. 


Divulgação da pesquisa feita pelo Instituto Quaest. Reprodução: Twitter


O método utilizado para a pesquisa foi o modelo “Likely Voter”, ele usa dados apontados em relação a um grupo de eleitores que no início iriam se abster, porém agora tem maiores chances de comparecer do dia da votação, “A partir desta rodada a Quaest, vai publicar resultados ponderados, em votos válidos, por seu modelo de likely voter para identificar os brasileiros com maior probabilidade de votar nas eleições presidenciais. Esse procedimento visa minimizar os efeitos que a abstenção não-aleatória entre os subgrupos do eleitorado tem causado na capacidade dos institutos estimarem votos na urna”, apontou a Quaest no documento da divulgação da pesquisa.  

Felipe Nunes, diretor do Instituto afirmou pelas redes sociais que muito mais eleitores que dizem que irão voltar realmente votam.

“Então não é suficiente perguntar às pessoas se elas vão votar e subtraí-las da amostra para se obter estimativas precisas para o subconjunto de entrevistados que são mais representativos do provável eleitorado válido. É preciso criar um modelo que pondera o resultado pelas chances de cada indivíduo ir votar. O nosso modelo de likely voter foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest. Combinamos dados sobre o interesse na eleição, comportamento eleitoral anterior e sua intenção de votar com estimativas de pós-estratificação usando estatísticas sintéticas de estratos conhecidos do eleitorado", escreveu Nunes. 

A ‘Pesquisa Genial Quaest outubro 2022’ entrevistou 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 12 de outubro, os dados foram registrados junto à Justiça Eleitoral e tem 95% de confiabilidade.

Foto Destaque: Lula lidera intenções de votos no Nordeste e Bolsonaro no Sul. Reprodução: Imprensa Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo