Saúde

Nova fase da pandemia de Covid-19: saiba quantos dias manter de isolamento

Importante manter as vacinas sempre em dia, usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e evitar aglomerações para conter a nova variante de Covid-19, a BQ1.

18 Dez 2022 - 16h30 | Atualizado em 18 Dez 2022 - 16h30
Nova fase da pandemia de Covid-19: saiba quantos dias manter de isolamento Lorena Bueri

O Brasil voltou a registrar aumento nos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Estima-se que por trás da nova onda de infecções pelo coronavírus esteja a introdução de uma subvariante da Ômicron, a BQ.1, que é mais transmissível.

Entre as medidas de controle e prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, estão aquelas chamadas não farmacológicas, como etiqueta respiratória, distanciamento físico, uso de máscaras, higienização das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes, isolamento de casos tanto suspeitos como confirmados, bem como a quarentena de seus contatos.

Diferença entre quarentena e isolamento

Ambos são estratégias de saúde pública cujo objetivo é proteger a população e evitar a disseminação de doenças contagiosas, como a Covid-19. O isolamento consiste em separar indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissão da doença, quando ainda é possível transmitir o vírus em condições de infectar outra pessoa.

A quarentena, no entanto, trata-se de uma medida preventiva recomendada para restringir a circulação de pessoas que foram expostas a alguma doença contagiosa no período em que podem ficar doentes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Quanto tempo manter o isolamento de Covid-19

Tudo depende da apresentação de sintomas e resultados dos testes de diagnóstico. Recomenda-se que pessoas com quadro de síndrome gripal leve a moderado - com confirmação para Covid-19 - iniciem as medidas de isolamento e precaução imediatamente e sejam suspensas após 10 dias da data de início dos sintomas, desde que permaneçam sem febre e sem uso de medicamento antitérmicos há pelo menos 24 horas e com desaparecimento dos sintomas respiratórios.

Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes que realizarem testagem (RT - PCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 com resultado negativo no 5º dia, poderão sair do isolamento, antes do prazo de sete dias, desde que não apresentem febre e sintomas respiratórios há pelo menos 24 horas. Caso o resultado dê positivo, é necessário continuar em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas.


Sintomas de Covid-19 (Foto: reprodução/BBC)


Aqueles que apresentarem sintomas no 7º dia, devem realizar a testagem. Se o resultado for negativo, a pessoa deverá aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, para sair do isolamento. Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos 10 dias contados a partir do início dos primeiros sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente febre ou sintomas respiratórios, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos um dia.

Diferentes métodos de diagnóstico da Covid-19

Para detectar a Covid-19, o diagnóstico laboratorial pode ser realizado por testes de biologia molecular, testes rápidos ou sorologia.

Biologia molecular: esta permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus SARS-CoV-2 em amostras de secreção respiratória, por meio das metodologias de RT-PCR.

Sorologia: apura anticorpos IgM, IgA ou IgG, os quais são produzidos pela resposta imunológica do indivíduo em relação ao vírus, podendo diagnosticar doença pregressa ou ativa.

Testes rápidos: neste caso, existem dois disponíveis, o de anticorpo e antígeno. Este último detecta proteína do vírus em amostras coletadas de naso/orofaringe, devendo obrigatoriamente ser realizado na fase aguda da infecção, enquanto o primeiro detecta IgM e IgG (fase convalescente), em amostras de plasma, soro ou sangue.

 

Foto Destaque: Homem fazendo teste RT-PCR. Reprodução/Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo