Notícias

Nova chuva de meteoros pode brilhar no céu noturno nesta segunda-feira (30)

O mês de maio vai se encerrar com uma tempestade de meteoros. O espetáculo vai ocorrer na madrugada entre esta segunda (30) e terça-feira (31), segundo previsão dos astrônomos.

30 Mai 2022 - 17h14 | Atualizado em 30 Mai 2022 - 17h14
Nova chuva de meteoros pode brilhar no céu noturno nesta segunda-feira (30) Lorena Bueri

Espera-se que a Terra cruze o rastro de fragmentos deixados por um cometa na noite desta segunda-feira (30) e na manhã de terça-feira (31). O fenômeno pode levar a uma nova chuva de meteoros.

Observadores do céu noturno na América do Norte têm a melhor chance de ver a chuva de meteoros. A NASA recomenda como os melhores horários para assistir a cerca de 1h na Costa Leste 22h na Costa Oeste dos Estados Unidos.

A lua é nova, então não haverá luar obscurecendo os meteoros. No entanto, não há garantia de uma exibição deslumbrante se o céu estiver claro e escuro, apontou a NASA. Pode não dar em nada.


Telescópio Espacial Spitzer da Nasa mostrando o cometa fragmentado 73P/Schwassmann-Wachmann. (Foto: Reprodução/CNN/Nasa)


O cometa, oficialmente chamado 73P/Schwassmann-Wachmann, ou SW3, foi descoberto em 1930 pelos observadores alemães Arnold Schwassmann e Arnold Arthur Wachmann. Ele não foi visto novamente até no final dos anos 1970. Na década de 1990, o cometa se partiu em pedaços, disse a NASA.

Quando o SW3 passou novamente pela a Terra estava em quase 70 pedaços e vem se fragmentando desde então, de acordo com o comunicado.

A NASA disse que as observações do Telescópio Spitzer, publicadas em 2009, indicaram que alguns fragmentos se movem rápido o suficiente para serem visíveis e excitantes para as pessoas do espaço.

Todos os anos, ocorrem cerca de 30 chuvas, que ocorrem quando a Terra passa pela trilha de detritos deixada por um cometa ou asteroide, visível a olho nu. Algumas chuvas de meteoros existem há séculos.

A chuva de meteoros Perseidas, por exemplo, que produz todo mês de agosto, foi observada pela primeira vez cerca de 2.000 anos atrás, registrada por astrônomos chineses, segundo a NASA. Novas chuvas de meteoros como esta, se materializarem, são relativamente raras.

Evento "Tudo ou nada"

Detritos de SW3 atingirão a atmosfera da Terra mais lentamente do que outras chuvas de meteoros, e é a velocidade com que os detritos atingem, não seu tamanho, que chove. Mesmo que sejam visíveis, isso significa meteoros muito mais fracos, por exemplo do que os meteoros ETA no início deste mês.

“Será um evento de tudo ou nada. Se os destroços do SW3 estivessem se movendo a mais milhas por hora quando se romperam, poderíamos ver uma bela chuva de meteoros. Se os detritos tivessem velocidades de ejeção mais lentas, nada atingiria a Terra e não haveria meteoros deste cometa", disse Bill Cooke, do Escritório do ambiente meteoróide da NASA Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama, em comunicado à imprensa.

Chuvas de meteoros são geralmente nomeadas após a constelação da qual eles parecem irradiar na noite sky, embora Robert Lunsford, Secretário Geral da Organização Meteor, tenha afirmado que os Tau-Herculids foram nomeados incorretamente.

De acordo com o especialista, a chuva de meteoros parece irradiar de um conhecido como Bootes, a noroeste de laranja brilhante conhecido como Arcturus.

"O radiante deve ser uma grande área do céu e não um ponto. Portanto, qualquer meteoro lento desta área geral pode ser SW3", disse Lunsford em um post no blog.

"Você não precisa olhar diretamente para o por que os meteoros podem aparecer em qualquer lugar no céu”.

Mais chuvas de meteoros

Se a chuva de Tau-Herculides falhar, não tenha medo, há muitas outras oportunidades para ver as chuvas deste ano. Delta Aquarids são mais fáceis de ver no Sul e espera-se que atinjam o pico entre 28-29 de julho, quando a lua está cheia em 74.

Curiosamente, outra chuva de meteoros atinge o pico à noite, os Alpha Capricornids. Embora seja uma chuva muito mais fraca, diz-se que produz bolas de fogo brilhantes durante seu pico.

Será visível a todos, independentemente do equador. A chuva de meteoros Perseidas mais popular atingirá o pico entre de 11 a 12 de agosto no Norte, quando a lua está apenas 13% cheia.

Aqui está o cronograma de chuvas de meteoros para o ano, de acordo com as perspectivas da EarthSky, de outubro: Draconídeos

  • 21 de outubro: Orionids
  • 4 a 5 de novembro: Táuridas do Sul
  • 11 a 12 de novembro: Táuridas do Norte
  • 17 de novembro: Leônidas
  • 13 a 14 de dezembro: Geminídeos
  • 22 de dezembro: Úrsidas

 

Foto Destaque: Ilustração da Chuva de meteoros. Reprodução/YahooNotícias/Getty Creative.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo