Notícias

Nova York está esvaziando: Estado perdeu mais de 200 mil moradores

Por que Nova York é um dos estados que mais perdeu moradores nos últimos dois anos? Manhattan, apesar de linda e atrativa, perdeu sozinha duzentos mil moradores. Veja o motivo!

28 Dez 2022 - 22h10 | Atualizado em 28 Dez 2022 - 22h10
Nova York está esvaziando: Estado perdeu mais de 200 mil moradores  Lorena Bueri

Nova York é um dos estados que mais perdeu moradores nos últimos dois anos. O maior número de moradores que se mudaram em busca de outros apartamentos e casas está no condado da famosa Manhattan. Apesar de atrativa, ao todo a ilha perdeu duzentos mil moradores desde março de 2020, época equivalente ao início da pandemia da Covid-19. Muitos moradores optaram por estados vizinhos com casas grandes. 

A brasileira Giovanna Almeida se viu como um desses moradores quando foi obrigada a ficar em casa e trabalhar em home-office no pico da pandemia. Na época morava no Brooklyn e andava cerca de uma hora para chegar ao trabalho. Hoje casada e com um filho de 11 meses de idade, optou por se mudar para Nova Jersey e vive o sonho de um lar com espaço e gramado para o bebê brincar. Almeida é um dos exemplos de motivos pelos quais moradores de Nova York têm deixado o estado.


Nova York está esvaziando: estado perdeu mais de 200 mil moradores (Foto: Reprodução/Heloisa Villela/BBC)


Somente nos condados de Queens e Brooklyn, 132 mil moradores partiram, sendo 51 mil no Queens e 88 mil no Brooklyn, onde a brasileira tinha estadia. 

O home-office, mesmo que híbrido, veio para ficar, de acordo com o levantamento da organização Partnership for New York City. Em outubro de 2021, 54% dos funcionários de escritórios da cidade trabalhavam de casa e apenas 8% trabalhavam de forma presencial em escritórios e afins. Em abril de 2022, o número baixou para 28%, mas o modo híbrido virou febre.


Nova York está esvaziando: estado perdeu mais de 200 mil moradores (Foto: Reprodução/Heloisa Villela/BBC)


Como o número de pessoas que trabalham com home-office ou até mesmo no modo híbrido, a arrecadação do metrô despencou. Restaurantes, lojas e bares também sentiram a queda no público. 

Preocupado com o futuro do estado, o professor da Escola de Negócios da Universidade de Columbia, Stijn Van Nieuwerburgh, que pesquisa sobre o Mercado Imobiliário e Finanças, torce por algo melhor e diz que as autoridades devem tomar medidas de urgência para evitar que a cidade tenha escassez de população, serviços e empresas, e lembra “foi o que aconteceu nos anos 70". Citando que agora a tão movimentada Rua 57, entre a Quinta e a Sexta Avenidas, estão com pontos vazios com placas de “aluga-se”. 

O Governo do Estado e a Prefeitura de Nova York tinham uma comissão para tratar do seguinte tema: a evasão dos negócios e dos moradores. Por que Nova York está 'esvaziando'?, que finalizou os trabalhos, chegando em uma das conclusões de que seria uma boa ideia converter esses escritórios em residências. O professor Nieuwerburgh concorda e ressalta que é uma boa opção, além de barata, mas para isso precisa mudar a lei do zoneamento.

 

Foto Destaque: Nova York está esvaziando: estado perdeu mais de 200 mil moradores. Reprodução/Heloisa Villela/BBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo