Notícias

Nova Carteira de Identidade mostra se a pessoa é doadora de orgãos

O novo modelo de Carteira de Identidade, já em vigor, constará se a pessoa quer ou não ser doadora de órgãos, além de seu tipo sanguíneo e doença grave que apresenta

02 Mar 2022 - 12h27 | Atualizado em 02 Mar 2022 - 12h27
Nova Carteira de Identidade mostra se a pessoa é doadora de orgãos Lorena Bueri

O novo modelo de Carteira de Identidade, disponível desde ontem, (1), irá constar, no verso, se a pessoa deseja doar órgãos após sua morte. Ao fazer o documento, segundo o Ministério da Justiça, será necessário informar se o indivíduo é ou não doador, para que a informação seja inserida na carteira.

Além disso, a inclusão do tipo sanguíneo (A,B e O) e o fator RH (positivo e negativo) e alguns problemas de saúde também poderão ser inseridos no documento.

Porém, mesmo com o documento, ainda é necessário avisar a família sobre o desejo de doar órgãos, já que, no Brasil, a retirada e doação só pode ser feita após autorização de algum familiar.

"Se a família autorizar, aí, sim, é feita a doação. É fundamental as pessoas conversarem na família o desejo delas de serem doadores", disse o médico nefrologista Gustavo Fernandes Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).


O principal motivo para a não doação de um órgão é a negativa familiar (Foto: Divulgação/Agência Brasil)


Podem doar órgãos sólidos todas as pessoas que tiveram morte cerebral (encefálica), ou seja, o coração ainda precisará estar batendo.

"[O paciente] já morreu, o cérebro não funciona mais e nunca mais vai funcionar, ele está morto. Ele é considerado morto, o atestado de óbito dele já está pronto – mas o coração ainda está batendo, às custas dos equipamentos, para dar o tempo da retirada dos órgãos. Esse tempo são poucas horas que a gente tem para doar", disse Gustavo.

Podem ser doados coração, fígado, intestino, pâncreas, pulmão, rim, córnea, multivisceral e medula. Ele explica, ainda, que a córnea pode ser doada por qualquer pessoa, independente da causa da morte ou se o coração ainda está batendo.

Gustavo ainda explica que algumas poucas doenças impedem a pessoa de ser uma doadora, como HIV, câncer ou infecção severa no órgão que seria doado.

Foto Destaque: Modelo representativo da nova Carteira de Identidade Créditos: Reprodução/ Governo Federal

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo