Saúde

No dia da amêndoa, entenda a razão pela qual o alimento vai muito além de um simples snack

O superalimento tem um perfil nutricional que auxilia na saúde e no bem estar de quem o consome

16 Fev 2023 - 11h15 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 11h15
No dia da amêndoa, entenda a razão pela qual o alimento vai muito além de um simples snack Lorena Bueri

No dia da amêndoa, celebrado em 16 de fevereiro, é importante ressaltar como esse alimento é poderoso e pode ajudar a alcançar muitos objetivos de bem estar e nutrição que, ao longo do tempo, podem se transformar em hábitos saudáveis e duradouros. Proveniente do fruto da árvore de amendoeira, comer um punhado da oleaginosa todos os dias pode trazer diversos benefícios para todo o corpo.

Por conter gorduras boas, a amêndoa ajuda a cuidar da saúde do coração e o seu componente de Vitamina E pode ajudar a prevenir rugas, assim como ter uma boa saúde da pele. Sua fibra também merece destaque, pois ajuda a diminuir a saciedade e, assim, evitar que a pessoa coma outros snacks gordurosos. Já o seu magnésio ajuda a evitar picos de glicose. Ou seja, o melhor dos dois mundos: um alimento super saboroso e extremamente saudável.

A Almond Board of California, associação que representa produtores de amêndoas da Califórnia, entra no clima de celebração para compartilhar alguns dos benefícios desse alimento tão delicioso que vem ganhando cada vez mais fãs por conta de seus valores nutritivos. Confira:

Rica em gorduras boas

As amêndoas, mesmo contendo calorias, possuem gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são as chamadas ‘gorduras do bem’, além de vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios à saúde, inclusive para quem deseja perder peso. A oleaginosa contribui para a perda de gordura abdominal, redução dos níveis de colesterol ruim e controle da pressão arterial. Sua concentração de magnésio ainda ajuda a evitar picos de glicose, sendo um alimento importante e bem-vindo também para diabéticos.

Pode ser consumida de diferentes formas

E se engana quem acha que as amêndoas podem ser consumidas apenas in natura. A iguaria possibilita a produção de farinha e leite de amêndoas, por exemplo, ambos ideais para dietas com restrições alimentares e de perda de peso. O leite de amêndoas também é uma bebida vegetal preparada a partir da mistura de amêndoas e água, e por não conter lactose é comumente usado para substituir o leite animal. A bebida é rica em ácidos graxos saudáveis ​​e carboidratos com baixo índice glicêmico.

Já a farinha de amêndoas, que é resultado do processamento do alimento, dentro de dietas e restrições alimentícias -- como o caso de intolerantes à glúten -- atua como importante substituta em receitas. Com baixo índice glicêmico e baixa quantidade de carboidrato, ela é excelente fonte de energia, tem propriedades anti-inflamatórias e também ajuda no processo de emagrecimento.

Mantém a pele saudável

Por conta da alta concentração de antioxidantes, as amêndoas também podem auxiliar na rotina diária de skincare, ajudando a combater a presença de radicais livres e evitando o envelhecimento precoce. Segundo um estudo realizado em 2021 pela Universidade da Califórnia, apoiado pela Almond Board of California, o consumo de amêndoas todos os dias pode ajudar no controle das rugas e no controle da pigmentação cutânea em mulheres na pós-menopausa.

Além disso, o benefício das amêndoas para pele não se limita só a ingestão da oleaginosa. O óleo extraído do alimento é um importante aliado na hidratação -- da pele ou até mesmo dos cabelos, por possuir propriedades umectantes e emolientes que ajudam na retenção de água, mantendo a pele hidratada e prevenindo rugas e estrias.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo