Música

[Retrospectiva] No aniversário de The Weeknd, relembre a carreira do cantor

Abel Tesfaye, mais conhecido como The Weeknd completa seus 32 anos hoje (16). No aniversário do cantor e produtor musical natural de Toronto, no Canadá, relembre sua carreira.

16 Fev 2022 - 22h30 | Atualizado em 16 Fev 2022 - 22h30
[Retrospectiva] No aniversário de The Weeknd, relembre a carreira do cantor  Lorena Bueri

Nascido Abel Makkonen Tesfaye, em 16 de fevereiro de 1990, em Toronto, no Canadá, e mais conhecido como The Weeknd, o artista, que completa 32 anos de idade hoje, é um dos maiores nomes do cenário musical contemporâneo. No aniversário do cantor, relembre a trajetória que levou a voz de “The Hills” ao estrelato.

Filho dos etíopes Samra e Makkonen, e criado pela avó devida ausência do pai e a falta de tempo decorrente do trabalho da mãe, Abel cresceu cercado por ritmos variados como o R&B (sua maior vertente musical), soul, quiet, hip-hop, funk, indie rock etc.


Abel Tesfaye durante a infância (Foto: Reprodução/Twitter)


Com uma adolescência complicada, Tesfaye abandonou a escola e saiu de casa aos 17 anos. A fase conturbada foi uma das influências para a criação do nome artístico, pois saiu de casa durante um fim de semana e nunca mais retornou. A grafia “incorreta”, derivada de “The Weekend” (fim de semana), veio para evitar problemas com direitos autorais, pois existia uma banda nacional com o nome.

Início do legado e mixtapes:

No final do ano de 2010, Abel, já utilizando o codinome, publicou "What You Need", "Loft Music" e "The Morning" no Youtube, faixas produzidas anteriormente com o produtor Jeremy Rose. As músicas se popularizaram através de um blog em que eram lançadas as canções do rapper, também canadense, Drake, que também ajudou na expansão de The Weeknd no cenário musical. As faixas foram notadas por veículos grandes como o New York Time.


Capa da mixtape "House of Balloons" (Foto: Reprodução/Instagram)


Em março do ano seguinte, Tesfaye, através de seu site, lançou gratuitamente a mixtape “House of Balloons”, que foi aclamada pela crítica. Com a repercussão da mixtape, o artista recém lançado foi um dos 10 indicados para o 2011 Polaris Music Prize. Em agosto, lançou sua segunda mixtape, intitulada como “Thursday”. A sua terceira, "Echoes of Silence", foi lançada em dezembro de 2011.

"Trilogy" e "Kiss Land":

Em 2012 The Weeknd realizou sua primeira turnê pelos Estados Unidos e Europa, se apresentando também nos festivais Coachella, Primavera Sounds Festival e o Wireless Festival. No mesmo ano, lançou seu primeiro álbum, intitulado como “Trilogy”, sendo a reunião de versões remasterizadas das faixas contidas nas mixtapes, com o adicional de 3 canções. Durante o ano seguinte, lançou seu primeiro álbum inédito de estúdio, o “Kiss Land”.


Capas de "Trilogy" e "Kiss Land" (Foto: Reprodução/Twitter)


“The Hills”, Billboard Hot 100 e “Beauty Behind the Madness”:

Um dos maiores hits da carreira de The Weeknd, “The Hills” foi lançada no ano de 2015 e estreou em #20 na Billboard Hot 100, posteriormente atingindo o topo da parada, sendo a primeira faixa do cantor a atingir tal marca. Anos mais tarde, em 2019, a música recebeu certificado de platina e posteriormente se tornando-se a primeira gravação do cantor com certificação de diamante.


Assista ao clipe de "The Hills" (Reprodução/YouTube)


“Beauty Behind the Madness”, o segundo album de estúdio do canadense foi disponibilizado em agosto de 2015 e debutou em primeiro lugar da Billboard 200. O disco ainda ocupou o top 10 em mais dez países e primeira posição em Canadá, Austrália, Noruega e Reino Unido.


Capa de "Beauty Behind the Madness" (Foto: Reprodução/Instagram)


“Starboy”, “My Dear Melancholy” e “Memento Mori”:

2016 foi o ano de lançamento de “Starboy”, cuja faixa homônima tornou o terceiro número 1 de Abel nas principais tabelas musicais dos Estados Unidos e Reino Unido. Além da faixa-título, o álbum contém hits como “I Feel It Coming”.

Em março de 2018, foi disponibilizado pelo próprio artista um teaser de um possível álbum. Dois dias mais tarde o projeto foi divulgado em um outdoor em Londres e oficialmente divulgado no mesmo dia, 29 de março. No dia seguinte, o EP “My Dear Melancholy” foi lançado.



The Weeknd anunciou em suas redes sociais em junho o nascimento de seu canal de rádio, ainda ativo atualmente, chamado “Memento Mori” (“Lembre-se da Morte”, em tradução), que chegou em uma pegada mais sombria, de terror, gênero que o artista admira.

“After Hours” e Super Bowl:

Em novembro de 2019, Abel lançou “Blinding Lights”, que viria a ser o principal single do futuro álbum, estreando a estética sonora e visual que marcaria a Era. Já o álbum, intitulado como “After Hours”, foi oficialmente lançado no dia 20 de março do ano seguinte, contendo os singles “Heartless", "Blinding Lights" e "In Your Eyes".


Assista ao clipe de "Blinding Lights" (Reprodução/YouTube)


Com o disco, The Weeknd quebrou records e estabeleceu novos parâmetros. Na primeira semana do álbum nas paradas, Abel tornou-se o primeiro artista da história a liderar as paradas Billboard 200, Billboard Hot 100, Billboard Artist 100, Hot 100 Songwriters e Hot 100 Producers de forma simultânea.


Capa do álbum "After Hours" (Foto: Reprodução/Amazon)


Embora tenha sido ignorada pelo Grammy, a Era “After Hours” o rendeu frutos valiosos. O artista canadense foi uma das grandes apresentações do Super Bowl em 2021, gastando cerca de US$ 7 milhões de seu próprio orçamento para a apresentação, que foi carregada pela estética fortemente definida e corpo de ballet. Como resultado do evento, uma nova onda de streamuings no álbum aconteceu, assim como um disparate nas vendas.

A madrugada acabou, “Dawn FM” está aqui:

Findando a Era vermelha e noturna de “After Hours”, em 6 de agosto de 2021, The Weeknd lançou o áudio e o clipe de “Take My Breath”, o primeiro single do futuro álbum, que veio meses depois, em 7 de janeiro de 2022. “Dawn FM”, segundo o próprio cantor, é a primeira parte de uma nova trilogia, onde seu personagem/alter ego está preso no purgatório. Além de “Take My Breath”, as faixas “Sacrifice” e “Gasoline” também ganharam visuais.


Capa do álbum "Dawn FM" (Foto: Reprodução/Instagram)


Futura turnê e carreira de ator:

Unindo as duas últimas Eras: “After Hours” e “Dawn FM”, Abel anunciou a turnê “After Hours til Dawn Stadium Tour”, como subentendido no nome, se trata de uma tour que passará somente por estádios de todos os continentes, mas que ainda não possui datas divulgadas.

Como ator, The Weeknd está estreando como protagonista da série “The Idol”, da HBO. A trama gira em torno de uma cantora pop que se envolve em um romance conturbado com o dono de um clube em Los Angeles, que também é p guru de um culto misterioso de autoajuda.

Foto destaque: The Weeknd na capa de “Dawn FM” e imagem promocional. Reprodução/Twitter

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo