Notícias

No Maranhão, embarcação naufraga e nove tripulantes são resgatados em alto mar

Sobreviventes do naufrágio, que aconteceu neste final de semana, foram levados com vida a um hospital e um inquérito será aberto para entender as causas do acidente.

10 Out 2022 - 13h30 | Atualizado em 10 Out 2022 - 13h30
No Maranhão, embarcação naufraga e nove tripulantes são resgatados em alto mar Lorena Bueri

Na manhã do último domingo (9), uma embarcação naufragou e nove tripulantes tiveram que ser resgatados em alto mar na região do litoral de Tutóia, no Maranhão.

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), o naufrágio aconteceu por volta das 5h30 e se tratava de uma draga chamada Tremembés, que saiu de Fortaleza e afundou a cerca de nove quilômetros de Tutóia, distante 329 km da capital São Luís.


Tripulantes que estavam em alto mar foram resgatados com a ajuda de helicóptero Águia, do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar do Maranhão. (Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança Pública do Maranhão)

Tripulantes que estavam em alto mar foram resgatados com a ajuda de helicóptero Águia, do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar do Maranhão. (Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança Pública do Maranhão)


De acordo com as autoridades, os tripulantes ficaram cerca de sete a oito horas à deriva no mar, usando colete salva-vidas, até a chegada do resgate, que foi realizado por meio do helicóptero Águia, do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar do Maranhão.

Veja o momento do resgate:


Momento exato do resgate aos (Vídeo: Reprodução/O ESTADO)


Todos os tripulantes foram levados à Praia do Arpoador, local em que receberam os primeiros atendimentos por equipes da Capitania dos Portos do Maranhão e do Corpo de Bombeiros, e então foram encaminhados ao Hospital Municipal de Tutóia, sem ferimentos mais graves.

Sobre a embarcação

A draga é uma embarcação destinada a retirar areia, lama ou objetos do fundo do mar. No caso em Tutóia, o barco tinha cerca de 50 metros e pertencia a empresa Oceana, uma organização internacional dedicada a pesquisas científicas para proteção da biodiversidade marinha.

A empresa Oceana Minerais, por meio de nota, diz que lamenta o naufrágio de sua embarcação e que está prestando apoio às vítimas e seus familiares. Leia a íntegra da nota da Oceana Minerais:

"A empresa Oceana Minerais lamenta o naufrágio da embarcação Tremembés, que ocorreu na madrugada deste domingo, por volta das 5h30, quando os tripulantes retornavam ao Porto de Salinas na cidade de Tutoia, no Maranhão. Todos os nove tripulantes a bordo, felizmente, foram resgatados com vida e passam bem. A empresa vem prestando todo o atendimento e apoio às vítimas e seus familiares. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Capitania dos Portos do Maranhão e a Marinha do Brasil, como de praxe, e por equipe da própria empresa. Antecipamos que toda a documentação da embarcação se encontra regular e em dia com as manutenções. Em breve, esperamos divulgar todas as conclusões das causas desse acidente.”

Causas

Ainda não se sabe, até o momento, o que causou o naufrágio. No entanto, a Capitania dos Portos informou que vai abrir uma investigação e ouvir os tripulantes para entender o que aconteceu.

Já a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 4o Distrito Naval (Com4oDN), reforçou que as causas e responsabilidades do acidente, sob o ponto de vista da Autoridade Marítima, serão apuradas no Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) conduzido pela CPMA.


Nota da Marinha Brasileira. (Foto: Reprodução/Marinha Brasileira)
Nota da Marinha Brasileira. (Foto: Reprodução/Marinha Brasileira)


Governo do Maranhão parabeniza equipes de resgate

Por meio de suas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, parabenizou o Corpo de Bombeiros e o Centro Tático Aéreo pelo resultado do resgate.


Governador Carlos Brandão. (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão)
Governador Carlos Brandão. (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão)



O governador Carlos Brandão, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi reeleito com 51,14%, totalizando 1,7 milhões de votos.

Na disputa pela Presidência da República, Carlos Brandão está entre os cinco de 15 governadores eleitos no primeiro turno que declararam apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) e são eles: Elmano Freitas (PT), eleito novo governador do Ceará com 2,6 milhões de votos (53,69%), Rafael Fonteles (PT), eleito novo governador do Piauí, com pouco mais de 1 milhão de votos (56,65%), Fátima Bezerra (PT), reeleita no Rio Grande do Norte com pouco mais de 1 milhão de votos (58,20%) e Helder Barbalho (MDB), reeleito governador do Pará com pouco mais de 2,5 milhões de votos (70%).

 

 

Foto: No Maranhão, embarcação naufraga e nove tripulantes são resgatados em alto mar. Reprodução/Centro Tático Aéreo do Maranhão. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo