Tendo quase nenhum item de higiene básica, já que perderam grande parte das provas de bens, a tribo Sol, na útima terça-feira (10), utilizou borra de café como desodorante e esfoliante facial, o que fez alguns especialistas virem a público explicar a problemática desta utilização. "Estamos usando a borra de café nas axilas. A gente está se virando da forma que pode para ficar, minimamente, agradável do lado do outro", comentou a fotógrafa integrante da tribo amarela, Ninha Santiago.
"A borra de café ou o café triturado não devem ser utilizados como esfoliante facial ou desodorantes, já que podem causar abrasão exagerada da pele com possível formação de fissuras, dermatites e, consequentemente, o aparecimento de manchas", alertou, em entrevista para ao Notícias da TV, Lyvia Salem. Uma dica que a profissional da Clínica Adriana Vilarinho adicionou que os participantes poderiam utilizar algumas plantas da região ao invés das borras de café: "Uma delas é o mandacaru, um tipo de cacto do sertão nordestino com propriedades hidratantes".
Participantes usando borra de café como esfoliante facial (Foto: Reprodução/UOL)
O uso do óleo do café, utilizado de forma adequada, traz benefícios para o corpo, aponta a doutora: "O óleo do café é extraído das sementes do café arábico. Este óleo, quando prensado a frio, demonstrou em experimentos de laboratório aumentar significativamente a produção de colágeno e elastina pela pele Outros estudos investigam o potencial protetor da ingestão do café na prevenção do câncer de pele. Portanto, existem benefícios para a dermatologia [...] Contudo, não existem estudos que demonstrem ação antitranspirante do café ou de seus derivados. O uso como esfoliante é perigoso pelo risco de microtraumas na pele, dermatites e infecções. Vale ressaltar que a indústria consegue extrair as quantidades adequadas, processar e estabilizar os ativos botânicos para que eles possam, de fato, ter utilidade cosmética e médica. Isso não acontece quando usamos os ingredientes da forma que são encontrados na natureza."
O reality "No Limite" é transmitido às terças e quintas, onde acontecem as provas e eliminações, e aos domingos, onde Ana Clara conduz a entrevista com os eliminados da semana.
Foto destaque: Tribo Sol do No Limite. Reprodução/Gshow