Saúde

Nistagmo: conheça a condição que afeta membro do Black Eyed Peas

Entenda o que é o nistagmo, tema de discussão no Twitter nesta quarta-feira (11) após internautas descobrirem que Apl, membro da banda Black Eyed Peas, possui a condição de visão

3 min de leitura
12 Mai 2022 - 14h10 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 14h10

Como membro do Black Eyed Peas, grupo premiado e mundialmente conhecido, Apl se apresenta diante de milhões de pessoas, mas não pode ver todas. O rapper, baterista e produtor filipino-americano de 37 anos nasceu com uma condição conhecida como nistagmo, na qual não se pode controlar os movimentos dos olhos.

Apl, em entrevista à ABC News, declarou: "Não consigo ver o detalhe facial. Eu vou pelo som da sua voz ou de alguma forma eu tenho alguns ‘tentáculos’ que eu posso sentir quando alguém está lá." Ele explicou sobre como ele faz os complicados movimentos de dança e performances de palco da banda. "Quando eu imagino o palco, eu já tenho a imagem no meio, então quando eu estou dançando eu só imagino o quadrado na minha cabeça e apenas vou para ele".


Apl, integrante do Black Eyed Peas que possui nistagmo. (Foto: Reprodução/Media Planet)


Existem dois tipos de nistagmo: congênito e adquirido. O nistagmo congênito inicia-se em lactentes, geralmente entre seis semanas e três meses de idade. Crianças com essa condição tendem a tê-lo em ambos os olhos, que se movem de lado a lado. Geralmente os médicos não sabem o que está causando a condição da criança podendo ser, às vezes, herdado (passado de pais para filhos). Crianças com nistagmo normalmente não veem as coisas "tremendo". Em vez disso, elas podem ter alguma visão embaçada.

Já o nistagmo adquirido acontece mais tarde na vida. Ele tem muitas causas, incluindo condições médicas graves ou uso de drogas e álcool. Ao contrário das crianças com nistagmo congênito, os adultos com nistagmo costumam dizer que as coisas ao seu redor parecem tremidas.

O cérebro controla o movimento dos olhos. Seus olhos se movem automaticamente para ajustar quando você move sua cabeça ligeiramente. Isso estabiliza a imagem que você está olhando para que você veja uma imagem mais nítida.

Em pessoas com nistagmo, as áreas do cérebro que controlam os movimentos oculares não funcionam corretamente. Em alguns casos, não é claro por que alguém tem nistagmo. Em outros casos, nistagmo pode estar relacionado a outros problemas oculares.

Se você acha que você ou seu filho pode ter sintomas de nistagmo, consulte o seu oftalmologista. Eles vão olhar para o interior dos seus olhos e testar a sua visão. Também procurarão outros problemas oculares.

Se você desenvolveu o nistagmo como adulto, pode haver coisas simples que você pode fazer para diminuir seus efeitos. Às vezes você pode apenas ter que parar um medicamento ou parar de beber álcool ou usar drogas.

Além disso, há a possibilidade de utilização de lentes próprias ou óculos para melhorar a visão. Não cura o nistagmo, mas pode ajudar com outros problemas oculares que podem piorar. A cirurgia do músculo ocular pode também ser uma opção. O objetivo é auxiliar com a inclinação da cabeça que muitas vezes vem com nistagmo.

Foto destaque: Pessoa com nistagmo. Reprodução/Maxres

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo