Saúde

Nistagmo: conheça a condição que afeta membro do Black Eyed Peas

Entenda o que é o nistagmo, tema de discussão no Twitter nesta quarta-feira (11) após internautas descobrirem que Apl, membro da banda Black Eyed Peas, possui a condição de visão

12 Mai 2022 - 14h10 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 14h10
Nistagmo: conheça a condição que afeta membro do Black Eyed Peas Lorena Bueri

Como membro do Black Eyed Peas, grupo premiado e mundialmente conhecido, Apl de Ap se apresenta diante de milhões de pessoas, mas não pode ver todas. O rapper, baterista e produtor filipino-americano de 37 anos nasceu com uma condição conhecida como nistagmo, na qual não se pode controlar os movimentos dos olhos.

Apl, em entrevista à ABC News, declarou: "Não consigo ver os detalhes faciais. Eu vou pelo som da voz ou de alguma forma posso sentir quando alguém está por perto." Ele explicou sobre como ele faz os complicados movimentos de dança e performances de palco da banda. "Quando eu imagino o palco, eu crio a imagem na mente, então quando estou dançando eu apenas imagino o espaço na minha cabeça e sigo para ele".


Apl, integrante do Black Eyed Peas que possui nistagmo. (Foto: Reprodução/Media Planet)


Existem dois tipos de nistagmo: congênito e adquirido. O nistagmo congênito inicia-se em lactentes, geralmente entre seis semanas e três meses de idade. Crianças com essa condição tendem a tê-lo em ambos os olhos, que se movem de lado a lado. Geralmente os médicos não sabem o que está causando a condição da criança podendo ser, às vezes, herdado (passado de pais para filhos). Crianças com nistagmo normalmente não veem as coisas "tremendo". Em vez disso, elas podem ter alguma visão embaçada.

Já o nistagmo adquirido acontece mais tarde na vida. Ele tem muitas causas, incluindo condições médicas graves ou uso de drogas e álcool. Ao contrário das crianças com nistagmo congênito, os adultos com nistagmo costumam dizer que as coisas ao seu redor parecem tremidas.

O cérebro controla o movimento dos olhos. Seus olhos se movem automaticamente para ajustar quando se move sua cabeça ligeiramente. Isso estabiliza a imagem que está olhando para que seja vista uma imagem mais nítida.

Em pessoas com nistagmo, as áreas do cérebro que controlam os movimentos oculares não funcionam corretamente. Em alguns casos, não é claro por que alguém tem a condição. Em outros casos, ela pode estar relacionada a outros problemas oculares.

Se uma pessoa acha que ela ou seu filho pode ter sintomas de nistagmo, é preciso consultar o oftalmologista. Eles vão olhar para o interior dos olhos e testar a visão. Também procurarão outros problemas oculares.

Se desenvolveu o problema como adulto, pode haver coisas simples que alguém pode fazer para diminuir seus efeitos. Às vezes pode ser necessário parar um medicamento ou interromper a ingestão de álcool ou uso de drogas.

Além disso, há a possibilidade de utilização de lentes próprias ou óculos para melhorar a visão. Não cura o nistagmo, mas pode ajudar com outros problemas oculares que podem piorar. A cirurgia do músculo ocular pode também ser uma opção. O objetivo é auxiliar com a inclinação da cabeça que muitas vezes vem com nistagmo.

Foto destaque: Pessoa com nistagmo. (Reprodução/Maxres)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo