Esportes

Neymar aparece em tribunal, no entanto é dispensado de acompanhar a ação movida contra ele

Neymar aparece em tribunal, no entanto é dispensado de acompanhar a ação movida contra ele e o Barcelona também. O atleta e o ex-clube são acusados de corrupção privada pela DIS e o Ministério Público da Espanha

17 Out 2022 - 12h22 | Atualizado em 17 Out 2022 - 12h22
Neymar aparece em tribunal, no entanto é dispensado de acompanhar a ação movida contra ele Lorena Bueri

Na manhã desta segunda-feira (17), após uma hora e meia sentado no banco dos réus em um tribunal de Barcelona, Neymar foi liberado para poder voltar para Paris. O brasileiro, seus pais e dirigentes do clube catalão, são acusados pela empresa DIS e pelo Ministério Público espanhol por uma série de crimes fiscais com relação à sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013, segundo informações do “ge”.  Tais acusações pedem a prisão de Neymar e multa para os envolvidos. 

Nesta segunda-feira o caso começou a ser julgado e vai seguir até 31 de outubro. Neymar terá que depor em algum momento ao longo das próximas duas semanas. A defesa do jogador nega as acusações e tem como argumento que o tribunal espanhol não deveria poder julgar algo que no território brasileiro (onde o contrato foi assinado) não é considerado crime. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @geglobo)


O “ge” mostrou que Neymar chegou ao tribunal antes de iniciar o julgamento, marcado para as 10h de Barcelona (5h de Brasília). O jogador do PSG, vestido de preto, sentou-se ao lado de seus pais, Nadine e Neymar, e também à frente de dois ex-presidentes do Barcelona, Josep Bartomeu e Sandro Rosell (também réus no caso). 

O juiz do caso, José Manuel Del Amo Sanchez, a pedido da defesa de Neymar, o dispensou de continuar na sala onde ocorre o julgamento. “Eu gosto muito de futebol, sei que o senhor Neymar Júnior ontem estava em campo pelo PSG contra o Olympique de Marselha. Sei que estava fazendo seu trabalho e marcando um gol. Portanto, está dispensado e seus advogados saberão quando ele tem que voltar”, disse.

Neymar baixou sua cabeça e riu, conforme o veículo de comunicação. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @centralneybr)


Sobre o caso

Em maio de 2013 foi anunciada a venda de Neymar pelo Santos ao Barcelona, por 17,1 milhões de euros (o valor pago pelo clube catalão ao brasileiro). A DIS era proprietária de 40% dos direitos econômicos do jogador, uma modalidade de negócio que era permitida naquela época e, em 2016, foi proibido pela Fifa. A empresa, por essa parte, recebeu 6,84 milhões de euros. 

No entanto, mais tarde, o próprio Barcelona revelou que a transação custou 57 milhões de euros. Essa diferença de 40 milhões de euros foi paga à empresa N&N (uma sigla para Neymar e Nadine, pais do atleta). Desa forma, deu-se início a uma luta na justiça. Uma investigação constatou que o total da transação foi ainda maior: 86,2 milhões de euros. 

Em tal valor estavam colocados pagamentos por amistosos a serem disputados por Barcelona e Santos, direito de preferência por atletas jovens da base santista, acordos entre o Barcelona e a Fundação Instituto Neymar Jr., direitos de imagem, também luvas para o atleta e comissões para agentes.  

Conforme o “ge”, a DIS, na ação que começou a ser julgada nesta segunda-feira, argumenta que estas manobras foram feitas para reduzir o valor de sua parte do negócio. 

Paulo Nasser, advogado da empresa, em entrevista coletiva feita na Espanha na última sexta-feira, declarou que os direitos de Neymar não foram vendidos a quem apresentou oferta maior. “Os direitos de Neymar não foram vendidos a quem apresentou maior oferta. Neymar, seus pais e os dirigentes dos dois clubes traíram a confiança dos irmãos Sonda, que investiram no jogador”, declarou. 

No ano de 2009, quando Neymar tinha 17 anos, a DIS comprou 40% dos direitos do atleta por 2 milhões de euros. Caso a negociação entre os dois clubes (sem os outros contratos) tivesse sido fechada em 86,2 milhões de euros, a empresa poderia ter faturado 34,5 milhões de euros.

A acusação contra Neymar, seus familiares e os dirigentes é de “corrupção privada”, crime que passou a existir na Espanha no ano de 2014. Até hoje, não existe no Código Penal Brasileiro. 

Este fato é a principal linha de defesa de Neymar. Trata-se do argumento dos advogados contratados pelo atleta a sua família para poder defendê-los. 

Davi Tangerino, que defende Neymar nos casos fiscais em curso no Brasil, diz que: “O Brasil não criminaliza corrupção entre particulares. Não é possível aplicar a lei brasileira a um fato espanhol, porque a lei brasileira criminalizando a corrupção privada não existe”. Tangerino conclui dizendo que embora, na Espanha, exista o crime de corrupção privada, como no Brasil não há previsão idêntica, é impossível que seja aplicada em território nacional. 

Foto Destaque: Neymar e os pais sentados no banco dos réus em Barcelona. Reprodução/Josep Lago/AFP. 

VEJA TAMBÉM

Corpos de Gene Hackman e esposa seguem não reclamados mais de um mês após mortes Lorena Bueri

Corpos de Gene Hackman e esposa seguem não reclamados mais de um mês após mortes

Os corpos de Gene Hackman e sua esposa Betsy; encontrados mortos em fevereiro; ainda não foram retirados do necrotério; a família não se manifestou até agora
Parlamento de Israel aprova lei que aumentará o controle político sobre o sistema judiciário Lorena Bueri

Parlamento de Israel aprova lei que aumentará o controle político sobre o sistema judiciário

Essa nova lei altera a composição de comissões de nomeação do judiciário e parlamento de Israel que escolherá a partir de agora os magistrados
Atleta do Rubro-Negro sai em defesa de Wesley na Seleção Brasileira Lorena Bueri

Atleta do Rubro-Negro sai em defesa de Wesley na Seleção Brasileira

Luiz Araújo sai em defesa de Wesley e reitera que lateral é bom jogador e vem demonstrando isso no clube; atacante afirma na ocasião que gostaria de vestir a amarelinha
Chicago Bulls enfrenta o Los Angeles Lakers na NBA Lorena Bueri

Chicago Bulls enfrenta o Los Angeles Lakers na NBA

Equipes se enfrentam buscando confirmar a vaga para os playoffs da NBA; A partida entre os times acontecerá nesta quinta-feira e contará com transmissão da Prime Video
Ex-diretor da Globo mostra obras frutos da sua doação Lorena Bueri

Ex-diretor da Globo mostra obras frutos da sua doação

O Ex-diretor da TV Globo está fazendo uma caridade em uma instituição chamada ‘Retiro dos Artistas’ usando todo dinheiro que foi de uma arrecadação pela venda do seu livro e que estão ajudando artistas idosos que estão em vulnerabilidade financeira
BBB25: entra em modo turbo com dois paredões em menos de uma semana Lorena Bueri

BBB25: entra em modo turbo com dois paredões em menos de uma semana

Tadeu Schmidt declarou o fim do bate e volta e iniciou o modo turbo; assim os participantes terão um intervalo muito pequeno entre os próximos paredões
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo