Notícias

Neve atinge Santa Catarina pela primeira vez em novembro

O estado da região Sul chegou a registrar temperaturas negativas pela primeira vez na história no mês de novembro. No Morro da Igreja, as temperaturas chegaram a -1,2ºC.

02 Nov 2022 - 15h08 | Atualizado em 02 Nov 2022 - 15h08
Neve atinge Santa Catarina pela primeira vez em novembro Lorena Bueri

O estado de Santa Catarina registrou neve pela primeira vez no mês de novembro desde o início das avaliações na década de 1980. O evento climático aconteceu nesta terça-feira (2) no Morro da Igreja, na serra catarinense. Já na cidade de São Joaquim (SC), houve o fenômeno da chuva congelante, ele é caracterizado pelo derretimento e congelamento da neve ao atingir a superfície.

A queda nas temperaturas de vários estados brasileiros se deve por conta de uma grande e intensa frente fria, que está passando pelo país e deixando muitas áreas de instabilidade sobre os territórios do Sudeste, Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas temperaturas negativas na região Sul do país, no Morro da Igreja a temperatura chegou a marca de -1,2ºC, e em São Joaquim, as temperaturas chegaram a -0,3ºC. A previsão do Inmet é de que as temperaturas continuem baixas, e existe a possibilidade de geada na região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul.


Mapa da frente fria que atinge o Brasil no dia 2/11 (Foto: Reprodução/Inmet)


Agora, o fenômeno que avança sobre o país está entre Bahia, Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo. Nuvens carregadas estão crescendo nesses estados, mas ainda existe uma grande quantidade de chuva e nebulosidade da frente fria espalhada por outras partes do país. As áreas de instabilidade associadas a essa frente fria ainda estão provocando chuvas nas áreas litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro. A intensa massa de ar frio que acompanha a frente fria causa temperaturas muito baixas para o mês de novembro nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

O frio intenso no início do mês de novembro em grandes partes do país vem causando recordes de temperatura para essa época do ano em áreas do Sul, do Centro-Oeste, do Norte do país e também sobre a Argentina. O Inmet aponta que o frio deve persistir até o final da semana.

 

Foto destaque: Neve em Santa Catarina. Reprodução/Jornal Razão 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo