Cinema/TV

Netflix enfrentará processo de difamação por série ‘O Gambito da Rainha’

Juíza autoriza processo de difamação contra Netflix por comentário sexista feito no episódio final de ‘O Gambito da Rainha’ sobre a enxadrista Nona Gaprindashvili

28 Jan 2022 - 10h26 | Atualizado em 28 Jan 2022 - 10h26
Netflix enfrentará processo de difamação por série ‘O Gambito da Rainha’ Lorena Bueri

O 'Gambito da Rainha' é uma minissérie de época sobre uma jogadora de xadrez. Beth Harmon (interpretada pela atriz Anya Taylor Joy) é abandonada pela mãe em um orfanato e aprende a jogar xadrez com o zelador do lugar. Posteriormente, ela é adotada e, com o apoio da família, se torna uma enxadrista profissional.

O drama conta sobre os desafios que a enxadrista enfrentou para se tornar uma mestra do xadrez e a vida desregrada em que acabou entrando pelas cobranças e problemas que vievenciou. A história se tornou um dos grandes sucessos da Netflix e venceu diversos prêmios. No entanto, enfrenta agora um problema devido a uma fala sobre uma jogadora de xadrez da vida real.


Enxadrista soviética Nona Gaprindashvili em competição. (Foto: Reprodução/ Nona Gaprindashvili)


Nona Gaprindashvili, é uma enxadrista georgina que ficou conhecida por ser a primeira mulher a ser Mestra do Xadrez. No último episódio da série, uma fala em específico a incomodou. Na cena, foi afirmado que ela nunca havia vencido homens ao longo da carreira, o que não é verdade.

No ano passado, Gaprindashvili processou a Netflix por difamação e afirmou que a fala foi sexista. Segundo revista Variety, a plataforma esperava ganhar o processo sob o argumento de que se tratava de uma obra de ficção. Porém, a juíza do caso aceitou o processo. Segundo o julgamento, mesmo a ficção deve tomar cuidado ao tratar de nomes de pessoas reais.

A defesa da enxadrista pede uma idenizção de, no mínimo, US$5 milhões pela fala e por utilizarem uma nacionalidade diferente da qual ela pertence. Em nota para o The Hollywood reporter, a platforma destacou: "A Netflix tem o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa queixa não tem mérito e vamos defender essa posição vigorosamente".

 

Foto Destaque: Anya Taylor Joy como Beth Harmon em cena de 'O Gambito da Rainha'. Reprodução/Netflix

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo