Notícias

Navio que tentou avisar Titanic sobre iceberg é encontrado

Foi descoberto por cientistas do Reino Unido destroços de 273 embarcações, incluindo o navio que tentou alertar o Titanic do iceberg que ficou afundado por mais de um século, o SS Mesaba.

28 Set 2022 - 15h15 | Atualizado em 28 Set 2022 - 15h15
Navio que tentou avisar Titanic sobre iceberg é encontrado  Lorena Bueri

Navio Mercante SS Mesaba, conhecido por tentar avisar o Titanic do iceberg em 1912, e outras 272 embarcações foram descobertas no Mar da Irlanda. A demora ocorreu por terem mais embarcações afundadas juntas e pelo uso de uma tecnologia nova que auxiliou os cientistas.

Foi encontrado destroços da embarcação SS Mesaba, o navio que tentou avisar o RMS Titanic sobre a presença de um iceberg em seu caminho. Uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, descobriu por um sonar multifeixe, após mais de um século após seu naufrágio.

A descoberta deste e de mais 272 embarcações naufragados no Mar da Irlanda foi relatada pela Dra. Innes McCartney, arqueóloga marinha. O relato foi feito no livro “Echoes from the Deep”, em português “Ecos das profundezas”, publicado na terça-feira (27).

A revelação dos navios aconteceu graças ao Prince Madog, um sonar multifeixe de ultima geração usado pelos cientistas. A ferramenta permitiu mapear mais de 19 quilômetros quadrados nas profundezas da costa irlandesa. “Anteriormente, podíamos mergulhar em alguns locais por ano para identificar visualmente os destroços. As capacidades únicas de sonar do Prince Madog nos permitiram desenvolver um meio de custo relativamente baixo para examinar os destroços.”, afirmou McCartney à imprensa.


Na imagem, o navio mercante SS Mesaba, que mesmo após a tragédia do Titanic, continuou em ativa até 1918. (Foto:Reprodução/State Library of Queensland)


Em abril de 1912, o navio mercante SS Mesaba, cruzava o Atlântico junto com o Titanic, quando Meseba se deparou com o iceberg, que logo depois seria o motivo de uma tragédia. A tripulação enviou um aviso sobre o obstáculo, que foi recebido pelo Titanic, mas a mensagem não chegou à ponte de comando. Mais tarde, o navio colidiu com o iceberg e afundou, cerca de 1.500 pessoas, entre eles passageiros e tripulantes morreram.

Mesmo depois da tragédia, o SS Mesaba continuou em atividade como navio mercante por mais seis anos, até ser afundado por um submarino alemão no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Ao menos 20 tripulantes morreram.

Foto Destaque: Reprodução/Divulgação/Universidade de Bangor

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo