Notícias

Nasa anuncia que EUA voltará a fazer viagens espaciais com a Rússia

As missões espaciais estão programadas para acontecerem em setembro de 2022 e 2023, nelas astronautas americanos e cosmonautas russos viajarão á bordo dos foguetes Soyuz e SpaceX.

15 Jul 2022 - 20h12 | Atualizado em 15 Jul 2022 - 20h12
Nasa anuncia que EUA voltará a fazer viagens espaciais com a Rússia Lorena Bueri

A agência de notícias francesa Agence France-Presse informou nesta sexta-feira (15) que a Nasa comunicou que os Estados Unidos retomarão as viagens espaciais para a Estação Espacial Internacional (ISS) com a Rússia. Acontecerá duas missões separadas, a primeira programada para setembro deste ano, em uma dois astronautas americanos embarcarão no foguete russo Soyuz e em outra dois cosmonautas russos voarão pela primeira vez em um foguete SpaceX. 

"Para garantir a segurança da Estação Espacial Internacional, para proteger a vida dos astronautas e para garantir a presença contínua de americanos no espaço, a Nasa retomará os voos integrados em naves espaciais americanas e russas Soyuz", comunicou a Nasa. O presidente russo Vladimir Putin, havia demitido o diretor da agência espacial da Rússia (Roscosmos), Dmitri Rogozin, horas antes do anúncio. 


Nave SpaceX sendo lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida em abril de 2021. Foto Reprodução National Geographic.


As missões estavam planejadas há algum tempo, só era esperado o aval da Rússia para acontecer, já que após o início da guerra do país contra a Ucrânia, em fevereiro deste ano, a decisão de Moscou sobre o assunto era incerta, nas últimas semanas, funcionários da Nasa reforçaram o interesse em ver as missões acontecendo.  

Apesar das tensões diplomáticas existentes entre a Rússia e os Estados Unidos, o astronauta americano Mark Vande Hei, que foi o último a viajar a bordo no foguete russo Soyuz em abril de 2021, disse em seu retorno à Terra que os cosmonautas russos continuam sendo amigáveis, mesmo após a eclosão da guerra, o americano voltou numa nave russa. 

A primeira viagem no foguete Soyuz, está prevista para acontecer em 21 de setembro, nela irá o astronauta americano Frank Rubio, junto com dois cosmonautas russos, já a astronauta americana Loral O'Hara embarcará em uma nave russa em 2023. Já os cosmonautas russos Anna Kikina e Andrei Fedyaev embarcarão em setembro de 2023 em foguetes SpaceX, Anna - que é a única cosmonauta feminina ativa - integrará a tripulação Crew-5 e Andrei viajará com a Crew-6.

 

Foto Destaque: EUA voltarão a fazer viagens espaciais com a Rússia. Reprodução: Nasa.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo