Notícias

“Não quero ficar perto de você”, dispara Lula contra Bolsonaro, em debate na Globo

Em último debate presidencial antes do segundo turno, candidato Lula, demonstra maior preparo ao manter-se distante de Bolsonaro, e adotar postura incisiva e enfática.

29 Out 2022 - 08h50 | Atualizado em 29 Out 2022 - 08h50
“Não quero ficar perto de você”, dispara Lula contra Bolsonaro, em debate na Globo Lorena Bueri

O último debate entre os dois candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), aconteceu na noite desta sexta-feira, 28, na TV Globo. Os períodos em que cada um esteve à frente do governo foram comparados através das acusações de corrupção e mentiras.

Pelas regras do debate, os candidatos podiam ficar em pé pelo estúdio e se movimentar enquanto falavam. Era permitido também que os candidatos distribuíssem o tempo de fala como preferissem, o que propiciou diálogos entre os candidatos.

Assuntos como a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, preso no domingo, 23, após atirar contra a Polícia Federal, a compra de viagra pelo governo Bolsonaro para as Forças Armadas e a denúncia do mensalão no governo Lula, assim como a pandemia de Covid-19, Bolsa Família e Auxílio Brasil, política externa e salário mínimo, foram debatidos.


Bolsonaro e Lula durante debate na Globo. (Foto: Reprodução/Stephanie Rodrigues/g1)


Lula demonstrou mais preparo para o debate

A análise realizada por jornalistas apontou que, diferente dos debates anteriores, o ex-presidente Lula surgiu com um comportamento mais incisivo, mantendo distância física de Jair Bolsonaro, e privilegiando o contato visual com o telespectador.

A mudança de postura do candidato deve-se ao auxílio da jornalista Olga Curado, convocada pelo coordenador de campanha do petista, Edinho Silva, para ajudar Lula no último confronto com Bolsonaro, a dois dias do segundo turno.

Olga orientou que Lula mantivesse distância física de Bolsonaro. Em vários momentos, Bolsonaro chamou Lula para perto dele. Lula, no entanto, se aproximava do candidato a reeleição apenas enquanto falava, ao encerrar sua fala, retornava para a bancada.

“Fica aqui, rapaz”, pediu Bolsonaro. “Não quero ficar perto de você”, respondeu Lula.

Os dias de treino em São Paulo com Olga Curado fizera diferença num debate onde Lola precisava não cometer erros e demonstrar autoconfiança. O petista não caiu em nenhuma provocação feita por Jair Bolsonaro.


Lula fala sobre criação de empregos durante debate na Globo. (Foto: Reprodução/Stephanie Rodrigues/g1)


O atual presidente, no entanto, apesar de estar munido com dados e números, se irritou em diversos momentos ao longo do debate, chegando a gritar com o adversário. Bolsonaro adotou uma estratégia de ataques contra Lula, numa tentativa de repetir o debate da Band, mas esbarrou-se em um adversário centrado e que falou diversas vezes sobre suas propostas, realizando perguntas sobre o plano de governo e tratando de temas como a fome no Brasil.

 

Foto Destaque: Bolsonaro e Lula no debate da Globo. Reprodução/Stephanie Rodrigues/g1 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo