Moda

NYFW: Fique por dentro dos desfiles e tendências da temporada

Marcada pela comercialidade, a semana de moda nova-iorquina contou com o lançamento de collabs e a inauguração de uma pop-up store. Entre as tendências, a atemporalidade do preppy e as cores da psicodelia se destacaram nas passarelas.

3 min de leitura
16 Set 2022 - 13h49 | Atualizado em 16 Set 2022 - 13h49

A New York Fashion Week de Primavera/Verão 2023 chegou ao fim na última quarta-feira (14), encerrando cinco dias e meio de desfiles. Precedida por um considerável buzz, a edição foi realizada sem grandes alvoroços e seus destaques ficaram por conta das italianas Fendi e Marni. Atraídas pelas oportunidades do mercado local, ambas casas de moda trocaram as passarelas de Milão pelas estadunidenses nesta temporada. 

Uma das marcas da semana de moda de Nova York sempre foi a comercialidade e, por isso, não é à toa que dois dos principais eventos da estação foram o lançamento de uma collab com uma fast fashion e a inauguração de uma pop-up store. A parceria se trata da nova coleção de Narciso Rodriguez com a Zara. Em sua mais recente criação, o estilista de origem cubana reinterpretou seus clássicos minimalistas, atualizando as peças para as necessidades de hoje. 

Quanto à loja temporária em questão, é a Rainbow Store, localizada no sul do Brooklyn. A pop-up é novidade da marca genderless Telfar e, em seu dia de abertura, disponibilizou durante duas horas todos os tamanhos e cores da famosa bolsa da etiqueta Telfar Clemens por valores entre 150 e 275 dólares. 


Collina Strada Primavera/Verão 2023 (Foto: Reprodução/ Getty Images)


Com a significativa ausência de nomes de peso, a força da New York Fashion Week permaneceu nas marcas locais de diferentes portes e públicos, como Elena Vélez, Khaite, Eckhaus Latta, Proenza Schouler e Collina Strada, que apresentou uma colaboração com a brasileira Melissa. No show repleto de cores e silhuetas armadas, modelos desfilaram com papetes de aspecto derretido, que imediatamente viralizaram no Instagram. 

Sobre as tendências… Esta temporada foi do preppy ao psicodélico. O primeiro já tinha a volta anunciada pelo TikTok, mas agora grifes como Coach e Tommy Hilfiger chegaram para reforçar a tendência, que ainda que seja atemporal, é questionada por suas raízes elitistas. Na NYFW, o preppy apareceu através de cardigãs, casacos e suéteres com letras que faziam alusão aos uniformes de escolas preparatórias e universitárias. Se alguém pensou em “Gossip Girl'', acertou em cheio. Mais Blair Waldorf do que isso, impossível. 


Brandon Maxwell Primavera/Verão 2023 (Foto: Reprodução/ IMAX)


Se a moda dopamina cruzou dezenas de passarelas ao longo das últimas temporadas, nesta edição as peças mega coloridas retornaram para a identidade nostálgica da psicodelia. As explosões de tons vibrantes surgiram nas mais diversas estampas e formas em coleções de algumas das grifes consideradas mais "cools" do momento, sendo a Marni uma delas. 

O cut-out também marcou presença em Nova York. Os recortes estratégicos que unem personalidade e sensualidade em vestidos, calças e saias continuam firmes e fortes como tendência. Combinados a cores fortes, os detalhes foram vistos em peças de marcas como Priscavera e Brandon Maxwell. Para os dias de temperaturas mais amenas, as meias coloridas vieram como aposta. Junto com as polainas, elas compõem a trend do balletcore. 

No quesito acessórios, as maxi bags foram confirmadas como as bolsas do momento. Em versões em jeans, couro e pelúcia, o modelo brilhou na semana de moda durante as apresentações de grifes como Who Decides War e Coach. A São Paulo Fashion Week já havia anunciado e essa temporada reafirmou: os bonés estão com tudo. Em diferentes estilos, o acessório apareceu até mesmo nos looks mais formais. 


Fendi Resort 23 (Foto: Reprodução/ IMAX)


E falando na São Paulo Fashion Week, a NYFW contou ainda com participação brasileira. Alexandre Pavão fez sua estreia na passarela estadunidense no desfile da multimarcas Flying Solo. De olho na internacionalização, o designer desenhou uma coleção especial para o evento, com bolsas que, pelo menos neste momento, não serão vendidas no Brasil. Entre suas peças, se destacam a aplicação de pelúcias em shapes mais clássicos e a tote bag.

A PatBo também apresentou sua coleção de Verão 2023. Com a missão de enaltecer a capacitação do trabalho manual de Uberlândia, em Minas Gerais, a marca apostou na combinação de roupas criadas de forma leve com o peso dos bordados. Com referências ao fim dos anos 1960 e início dos anos 1970, as peças caem bem tanto no dia-a-dia quanto em uma festa no fim de tarde. 

 

Foto destaque: Marni Primavera/Verão 2023. Reprodução/ Marni

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo