Bem Estar

NEURÓBICA: Exercício para mente

A Neuróbica é um conceito relativamente recente que tem consequência dos últimos avanços das Neurociências. Na atividade procura-se proporcionar um espaço para o exercício da mente, tal como se fosse a prática de uma atividade física regular.

25 Ago 2021 - 20h28 | Atualizado em 25 Ago 2021 - 20h28
NEURÓBICA: Exercício para mente Lorena Bueri

As pessoas costumam dedicar muitas horas à prática de atividades físicas, buscando manter o corpo forte, bonito e saudável, mas poucos se lembram da vitalidade de exercitar a mente. O cérebro é capaz de adquirir informações, conservá-las e recuperá-las quando necessário. Com o avanço da idade, a memória e a coordenação motora já não são mais as mesmas e os esquecimentos são mais comuns. As capacidades cerebrais podem ser mantidas ao longo da vida, desde que o órgão seja estimulado regularmente.

Médicos recomendam algumas atitudes que podem evitar ou retardar a ocorrência de um cérebro preguiçoso ou até mesmo de doenças como Alzheimer e Parkinson. Essas atitudes são simples e podem fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa. O essencial é tentar utilizar ao máximo a capacidade mental, aprendendo coisas novas e novas habilidades. Exercitando a mente, o cérebro trabalha  ativamente, evitando a perda de neurônios e desgastes das suas funções.

https://lorena.r7.com/post/Covid-19-Mais-de-100-dos-adultos-ja-foram-vacinados-na-capital-paulista

https://lorena.r7.com/post/Natacao-Mente-sa-corpo-sao

https://lorena.r7.com/post/Saude-mental-Problemas-com-os-barulhos-urbanos

Neuróbica

Diante disso, o neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro. “A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois”, explica o doutor.

A Neuróbica é um conceito relativamente recente que tem consequência dos últimos avanços das Neurociências. Na atividade procura-se proporcionar um espaço para o exercício da mente, tal como se fosse a prática de uma atividade física regular ou uma ida ao ginásio. “Fundamenta-se na crença de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente terá que ser treinada, estimulada e desenvolvida. É uma descoberta que mostra que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que você realiza diariamente’, explica. Ela propõe a inversão da ordem de movimentos comuns que executamos diariamente, alterando a percepção do que fazemos sem alterar a rotina. Ao executar essas inversões, os circuitos do cérebro, que quase nunca são utilizados, serão ativados, aumentando a flexibilidade mental.

 

Ler ainda está entre os principais exercícios para exercitar a mente. - Foto: Agência Brasil


Dicas de como exercitar sua mente

1 - Escovar os dentes utilizando as duas mãos ou a mão que não é a de costume;

2 - Andar pela casa de trás para frente;

3 - Usar o relógio em um braço diferente do de costume;

4 - Trocar o mouse do computador de lado;

5 - Fazer um percurso diferente quando for trabalhar;

6 - Ler algo de ponta cabeça;

7 - Querer sempre aprender mais: um instrumento musical, um novo idioma, dançar etc;

8 - Exercícios visuais, problemas de matemática ou raciocínio lógico;

9 - Jogos da memória;

10 - Leia muito, sempre;

11- Procure se alimentar bem, adotando uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais;

12 - Beba muita água! Pelo menos oito copos, todos os dias;

13 - Não faça as coisas de maneira “automática”! Preste atenção ao que está fazendo.

 

(Foto destaque: NEURÓBICA: Exercício para mente. Reprodução/Agência Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo