Tech

NASA retorna com as caminhadas espaciais após suspensão temporária

Os astronautas Josh Cassada e Frank Rubio irão pela primeira marcar presença na caminhada espacial, uma operação fora do veículo ou estação espacial em órbita da Terra.

16 Nov 2022 - 20h50 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 20h50
NASA retorna com as caminhadas espaciais após suspensão temporária Lorena Bueri

Na manhã desta terça-feira (15), a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) junto com os astronautas da agência espacial norte-americana, iniciaram o programa de caminhada espacial. O evento será o primeiro de uma série de operações que serão realizadas neste fim de ano pela agência.


Nasa deram "sinal verde" para retomar as caminhadas espaciais. Foto: (Reprodução/ Twitter)


Os funcionários da Nasa permitiram que as caminhadas espaciais fossem retomadas após o término da revisão, feita em outubro. O evento não acontecia desde março de 2022, devido ao acúmulo de água no capacete do astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA). Na ocasião, a NASA suspendeu temporariamente todas as operações que não fossem urgentes, justamente para revisar o caso.

Os astronautas da agência, Josh Cassada e Frank Rubio, caminhantes espaciais de primeira viagem, iniciaram por volta de 11h14 (horário de Brasília) a excursão fora da estação espacial. A operação teve cobertura ao vivo no site da Nasa, e foi finalizada depois de sete horas de duração.

Durante a caminhada espacial, os astronatuas irão montar um suporte no lado estibordo da treliça da estação espacial, ou seja, do seu lado direito. O hardware que será instalado na operação foi entregue ainda este mês, no dia 9 de novembro, pela espaçonave Cygnus da Nothrop Grumman. Mesmo com um de seus painéis solares sendo implantados depois do lançamento, a carga chegou em segurança.


Frank Rubio e Josh Cassada instalando os iROSAs. (Reprodução/ Twitter)


Com a instalação deste hardware, será permitido a instalação de mais iROSAs, painéis solares de lançamento que aumentarão a potência da estação espacial. Os dois primeiros de implantação foram instalados em junho de 2021 e fora da Estação Espacial Internacional. No geral, seis iROSAs estavam no planejamento, assim aumentando a geração de energia em mais de 30% com todos em pleno funcionamento.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo