Tech

NASA retorna com as caminhadas espaciais após suspensão temporária

Os astronautas Josh Cassada e Frank Rubio irão pela primeira marcar presença na caminhada espacial, uma operação fora do veículo ou estação espacial em órbita da Terra.

3 min de leitura
16 Nov 2022 - 20h50 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 20h50

Na manhã desta terça-feira (15), a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) junto com os astronautas da agência espacial norte-americana, iniciaram o programa de caminhada espacial. O evento será o primeiro de uma série de operações que serão realizadas neste fim de ano pela agência.


Nasa deram "sinal verde" para retomar as caminhadas espaciais. Foto: (Reprodução/ Twitter)


Os funcionários da Nasa permitiram que as caminhadas espaciais fossem retomadas após o término da revisão, feita em outubro. O evento não acontecia desde março de 2022, devido ao acúmulo de água no capacete do astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA). Na ocasião, a NASA suspendeu temporariamente todas as operações que não fossem urgentes, justamente para revisar o caso.

Os astronautas da agência, Josh Cassada e Frank Rubio, caminhantes espaciais de primeira viagem, iniciaram por volta de 11h14 (horário de Brasília) a excursão fora da estação espacial. A operação teve cobertura ao vivo no site da Nasa, e foi finalizada depois de sete horas de duração.

Durante a caminhada espacial, os astronatuas irão montar um suporte no lado estibordo da treliça da estação espacial, ou seja, do seu lado direito. O hardware que será instalado na operação foi entregue ainda este mês, no dia 9 de novembro, pela espaçonave Cygnus da Nothrop Grumman. Mesmo com um de seus painéis solares sendo implantados depois do lançamento, a carga chegou em segurança.


Frank Rubio e Josh Cassada instalando os iROSAs. (Reprodução/ Twitter)


Com a instalação deste hardware, será permitido a instalação de mais iROSAs, painéis solares de lançamento que aumentarão a potência da estação espacial. Os dois primeiros de implantação foram instalados em junho de 2021 e fora da Estação Espacial Internacional. No geral, seis iROSAs estavam no planejamento, assim aumentando a geração de energia em mais de 30% com todos em pleno funcionamento.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo